Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

UFC

TJ Dillashaw revela objetivo de provar ser o melhor peso-galo da história

TJ Dillashaw pode fazer história no UFC 280 e, consequentemente, ampliar seu legado no MMA. No evento que acontece no dia 22 de outubro, em Abu Dhabi (EAU), o veterano desafia Aljamain Sterling, detentor do título do peso-galo (61 kg), e visa se tornar campeão da categoria pela terceira vez. E, mesmo sem o ritmo de luta adequado, o atleta mostra confiança e indica que é apenas uma questão de tempo para voltar ao topo da divisão.

A história envolvendo Dillashaw no UFC é polêmica. Em 2019, depois de defender o título do peso-galo pela primeira vez em seu segundo reinado, o atleta se aventurou no peso-mosca (57 kg) na tentativa de ser campeão duplo, foi nocauteado em 32 segundos por Henry Cejudo e caiu no doping por testar positivo para a substância proibida EPO. Após dois anos afastado como punição, ‘Viper’ superou Cory Sandhagen por decisão dividida e ganhou o direito de disputar o título da divisão novamente.

Em entrevista à ‘ESPN’ americana, Dillashaw afirmou que vai recuperar o cinturão do peso-galo do UFC e contou que encara o duelo com Sterling como oportunidade ideal para provar ser o melhor lutador de todos os tempos da divisão. Vale destacar que, para parte da comunidade do MMA, TJ disputa tal posição com Dominick Cruz. Mas o veterano crava que, quando se tornar campeão da categoria pela terceira vez, essa discussão vai ser encerrada.

“Quando eu for campeão novamente, será ótimo. Nunca saí. Nunca perdi meu cinturão. Sim, fui destituído, mas nunca o perdi fisicamente. As pessoas esquecem o quão dominante eu era porque não estava atuando. Tenho muitos recordes nos galos e, por causa do tempo afastado, elas esquecem. Vou ter que lembrá-las de quem é o melhor, quem é o melhor lutador peso-por-peso, o melhor lutador da história da categoria. Estou indo atrás disso. Acho que ele já está inventando desculpas, tentando fazer a guerra mental, mas não vai funcionar comigo. É empolgante ver como a categoria evoluiu. A lista é interminável para eu defender meu cinturão assim que o recuperar”, declarou o veterano.

TJ Dillashaw, de 36 anos, é um dos lutadores mais condecorados da história do peso-galo do MMA. O americano foi campeão da categoria duas vezes pelo UFC, em 2014 e 2017. Desde 2011 na organização, o atleta disputou 17 lutas, venceu 13, sendo sete por nocaute, e perdeu quatro vezes. Seus triunfos de maior destaque foram diante de Cody Garbrandt (duas vezes), Cory Sandhagen, John Lineker, Raphael Assunção e Renan ‘Barão’ (duas vezes). Atualmente, ‘Viper’ é o segundo colocado no ranking da divisão.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC