Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Sterling deixa polêmica para trás, vence Petr Yan e mantém título dos galos do UFC

Pouco mais de um ano depois da controversa primeira luta entre Aljamain Sterling e Petr Yan, na qual o americano conquistou o cinturão peso-galo (61 kg) após o rival ser desclassificado por conta de um golpe ilegal, os astros da categoria finalmente voltaram a se encontrar dentro do octógono e protagonizaram a tão aguardada revanche. Em ação no co-main event do UFC 273, realizado neste sábado (9), em Jacksonville (EUA), os astros da divisão até 61 kg fizeram uma luta equilibrada e, após cinco rounds, os juízes apontaram, por decisão dividida, o triunfo de ‘Aljo’.

Com o resultado, Aljamain Sterling mantém o cinturão peso-galo do UFC e afasta o fantasma que o acompanhava após ter conquistado o título de forma controversa, já que muitos apontaram para uma possível encenação exagerada do americano após o golpe ilegal. A vitória também tem sabor especial, já que ‘Aljo’ retornou ao octógono após um ano afastado, por conta de uma longa recuperação de uma cirurgia no pescoço.

Ainda no octógono, na entrevista pós-luta, Sterling celebrou a conquista e desafiou o ex-campeão TJ Dillashaw para enfrentá-lo em seu próximo compromisso como campeão. Por sua vez, Petr Yan se revoltou com a decisão e pediu por uma nova revanche contra o rival.

A luta

O combate iniciou sem tanta ação, com Yan buscando o domínio do octógono e os golpes mais potentes, enquanto Sterling se movimentava no cage e apostava no contragolpe.

Se no primeiro assalto a luta transcorreu totalmente em pé, a segunda etapa viu uma mudança. Logo nos primeiros momentos, Sterling mostrou que queria levar a luta para o solo e, após algumas tentativas frustradas, conseguiu seu objetivo. No chão, o americano logo pegou as costas do rival e manteve a posição de vantagem até o final, garantindo a vitória na parcial.

No terceiro round, o russo voltou mais agressivo e atento às tentativas de queda do americano. Porém, após uma boa sequência de golpes, Sterling aproveitou a desatenção do russo e levou a luta para o chão, novamente chegando às costas do adversário. Sem conseguir encaixar uma finalização, Aljo aproveitou para pontuar e ganhar mais um round.

Atrás do placar, Yan voltou com tudo, buscando a trocação franca e acertando bons golpes no americano. Com o caminho para a vitória desenhado, Sterling tentou novamente buscar a luta agarrada, mas, desta vez, o russo se defendeu bem e garantiu a posição de domínio no chão até o final do assalto.

Com a possibilidade do empate nas papeletas dos juízes após quatro rounds, os lutadores voltaram para a última etapa dispostos a deixar tudo no octógono. O panorama seguiu o mesmo em relação às estratégias, com Yan buscando a trocação e Sterling se movimentando pelo cage e buscando uma queda. Mesmo sem nenhum golpe tão contundente, o russo soube neutralizar o jogo do rival e, aparentemente, garantiu a vantagem no último período.

Confira os resultados do UFC 273:

Aljamain Sterling venceu Petr Yan por decisão dividida dos juízes;
Khamzat Chimaev venceu Gilbert ‘Durinho’ por decisão unânime dos juízes;
Mackenzie Dern venceu Tecia Torres por decisão dividida dos juízes;
Mark Madsen venceu Vinc Pichel por decisão unânime dos juízes;
Ian Garry venceu Darian Weeks por decisão unânime dos juízes;
Anthony Hernanez venceu Josh Fremd por decisão unânime dos juízes;
Raquel Pennington venceu Aspen Ladd por decisão unânime dos juízes;
Mike Malott venceu Mickey Gall por nocaute técnico;
Alexey Oleynik venceu Jared Vanderaa por finalização;
Piera Rodriguez venceu Kay Hansen por decisão unânime dos juízes;
Julio Arce venceu Daniel Willycat por decisão unânime dos juízes.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC