Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Sterling coloca em xeque intenção do UFC em mantê-lo como campeão

No último sábado (22), Ajamain Sterling defendeu o cinturão peso-galo (61 kg) pela segunda vez e se manteve no topo da categoria. No entanto, dias após o UFC 280, realizado em Abu Dhabi (EAU), o campeão colocou em xeque a verdadeira intenção do Ultimate com relação a si. Na opinião de ‘The Funk Master’, a liga mais famosa de MMA do mundo pode não ter interesse em promover o atleta nesta posição de destaque por muito tempo.

A insinuação surgiu após Dana White, durante a coletiva de imprensa pós-show, inserir o nome de Henry Cejudo, que não luta desde maio de 2020, como o possível próximo desafiante ao título da divisão. A declaração, na opinião de Sterling, pode ser uma manobra do Ultimate para tentar destroná-lo, uma vez que o presidente do UFC já havia garantido um ‘title shot’ para o vencedor de Sean O’Malley vs Petr Yan.

“Gosto do Dana pessoalmente, por trás das câmeras. Gosto dele. Mas algumas coisas que ele diz vão além de mim. Você vai e diz que quem ganhar a luta (O’Malley vs Yan) vai claramente ganhar o próximo ‘title shot’ porque faz total sentido. Após a luta, tudo muda completamente e você joga Henry Cejudo no bolo e fico totalmente confuso porque o cara não luta há mais de dois anos. Você não quer dar um title shot nos penas para ele tentar ser triplo campeão, o que não sou contra, porque se tem alguém que merece por mérito, é ele. Não sou um hater. Mas o cara volta após dois anos, lutou nos moscas, lutou duas vezes nos galos e vai voltar com um title shot imediato? Após fazer exatamente o quê?”, questionou, antes de colocar em xeque as reais intenções do UFC.

“Então agora sinto que – posso estar completamente enganado -, mas sinto que eles estão procurando uma última esperança em alguém que possa tirar o Aljamain Sterling (do posto de campeão). Eles querem emplacar essa narrativa do wrestler olímpico agora. O divisão 1 (Dillashaw) não foi bom o suficiente, agora o wrestler olímpico talvez seja bom para derrotar o wrestler da terceira divisão. Posso garantir uma coisa, esse surrador dá oportunidades iguais de trabalho. Todas as raças, cores podem vir. Não importa. Se é o Henry, ou Chito do Equador, ou O’Malley de cabelo colorido, se é revanche com Yan – porque sabemos que o UFC gosta de dar title shot pra quem vem de derrota -, podem dar pro Sandhagen, tem muitas opções”, completou, em entrevista ao ‘The MMA Hour’.

A confiança de Sterling, independentemente do próximo rival, se justifica. Afinal de contas, o campeão vive a melhor fase de sua carreira – embalada por oito vitórias consecutivas no Ultimate. Em suas mais recentes aparições, o norte-americano venceu nomes como TJ Dillashaw, Petr Yan, Cory Sandhagen e Pedro Munhoz. Sua última derrota como profissional foi diante do brasileiro Marlon Moraes, ainda em 2017.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC