Aos 39 anos, Stephen Thompson prova que a idade avançada para praticar esportes de combate é apenas um número e não o define como lutador, nem o limita. No UFC Orlando, evento realizado neste sábado (3), ‘Wonderboy’ esbanjou qualidade na trocação, colocou pressão em Kevin Holland e venceu a luta principal por nocaute. No intervalo do quarto para o quinto round, o árbitro Dan Miragliotta encerrou o duelo ao perceber a lesão na mão de ‘Trailblazer’, causada pelos chutes do veterano.
Com a importante vitória, Thompson se recupera no UFC e encerra a sequência de duas derrotas. Além disso, ‘Wonderboy‘ prova que, aos 39 anos, segue sendo competitivo diante de atletas mais jovens e que merece permanecer na elite dos meio-médios (77 kg) da organização, uma vez que ocupa a sexta posição no ranking da categoria. Já Holland conheceu sua segunda derrota desde que trocou o peso-médio (84 kg) pela nova divisão e se afastou de integrar o top-15 dela. Antes de ser nocauteado pelo veterano, ‘Trailblazer‘ foi finalizado por Khamzat Chimaev.
Stephen Thompson, de 39 anos, é um dos lutadores mais queridos pela comunidade do MMA e possui status importante nos meio-médios do UFC. O americano disputou duas vezes o título da categoria, mas desperdiçou a chance de ser campeão. Atualmente, ‘Wonderboy’ é o sexto colocado no ranking da divisão. No esporte, o cartel do veterano é composto por 17 vitórias, seis derrotas e um empate. Seus triunfos de maior destaque foram sobre Geoff Neal, Jake Ellenberger, Johny Hendricks, Jorge Masvidal, Kevin Holland, Patrick Côté, Robert Whittaker, Rory MacDonald e Vicente Luque.
A luta
Os atletas prometeram proporcionar um duelo empolgante e cumpriram com suas palavras. Mais técnico, Thompson esperava o momento certo para atacar e levar perigo ao adversário com golpes de encontro. Aos poucos, Holland entrou na luta e assustava o oponente com socos. Em determinado momento, Kevin abalou o veterano com seu poder de nocaute.
No segundo assalto, Thompson acertou um potente chute alto em Holland. Dispostos a encerrar o combate, os strikers trocaram golpes com tudo. Confiante, o veterano adotou uma postura mais agressiva e mesclava chutes com socos. Preocupado com o crescimento de ‘Wonderboy’ no duelo, Holland passou a respeitá-lo mais no octógono. No último minuto da parcial, Kevin assustou Stephen, que logo respondeu e acertou uma boa sequência no mesmo.
No terceiro round, os lutadores permaneceram no ataque. Apesar de ser mais velho, Thompson se mostrou mais inteiro do que Holland e esbanjou técnica em pé. ‘Wonderboy’ levou perigo ao adversário com chute alto, rodado e um direto de encontro. Assim como ocorreu no assalto anterior, Holland conseguiu levar o oponente ao solo, mas se recusou a esfriar o combate de especialistas na trocação.
Sangrando, Thompson não se abalou e acertou Holland repetidas vezes com seus chutes no quarto round. Cansado, Kevin recuou e virou alvo fixo para Stephen. Nos segundos finais da parcial, ‘Wonderboy’, que já era superior no embate, aplicou knockdown em Holland. Com os lutadores no corner, o árbitro Dan Miragliotta encerrou o encontro, após Holland sofrer uma lesão que o impediu de permanecer em ação.
Resultados do UFC Orlando:
Stephen Thompson venceu Kevin Holland por desistência no 4º round;
Rafael dos Anjos finalizou Bryan Barberena no 2º round;
Matheus Nicolau nocauteou Matt Schnell no 2º round;
Sergei Pavlovich nocauteu Tai Tuivasa no 1º round
Roman Dolidze nocauteou Jack Hermansson no 2º round;
Eryk Anders nocauteou Kyle Daukaus no 2º round;
Philip Rowe nocauteou Niko Price no 3º round;
Angela Hill venceu Emily Ducote por por decisão unânime;
Clay Guida venceu Scott Holtzman por por decisão dividida;
Michael Johnson venceu Marc Diakiese por por decisão unânime;
Jonathan Pearce venceu Darren Elkins por por decisão unânime;
Natan Levy venceu Genaro Valdez por decisão unânime;
Francis Marshall nocauteu Marcelo Rojo no 2º round;
Yazmin Jauregui nocauteou Istela Nunes no 2º round.