Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Rafael dos Anjos dá show, finaliza e revive rivalidade com Conor McGregor no UFC

Rafael dos Anjos simplesmente brilhou no UFC Orlando, evento realizado neste sábado (3). Aos 38 anos, o ex-campeão do peso-leve (70 kg) da companhia impressionou em seu retorno aos meio-médios e não tomou conhecimento de Bryan Barberena. O brasileiro atuou com inteligência, finalizou o adversário com facilidade no segundo round e saiu ileso do octógono. Emocionado com o triunfo, o veterano aproveitou para desafiar Conor McGregor, com quem lutaria em 2016.

Agora, Rafael dos Anjos se reencontrou com a vitória e deu a entender que deve seguir nos meio-médios. Como o astro irlandês não atua desde julho de 2021, ainda se recuperada grave lesão sofrida na perna, se mostra cada vez mais forte nos registros e também tem passagens pela divisão até 77 kg, ‘RDA’ fica na torcida para que o atleta aceite seu desafio. Por outro lado, Barberena viu sua sequência de três triunfos chegar ao fim ao ser finalizado pelo brasileiro.

Rafael dos Anjos, de 38 anos, é um dos melhores lutadores brasileiros da história do MMA. O veterano iniciou sua trajetória no esporte em 2004, estreou no UFC em 2008 e foi campeão do peso-leve em 2015. Ao longo dos anos, o atleta acumulou um cartel composto por 32 vitórias e 14 derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Anthony Pettis, Ben Henderson, Donald Cerrone (duas vezes), Evan Dunham, Kevin Lee, Nate Diaz, Neil Magny, Paul Felder, Renato ‘Moicano’, Robbie Lawler e Tarec Saffiedine.

A luta

Barberena começou o combate aplicando socos e chutes despretensiosos com a clara intenção de pontuar e não tanto de causar danos ao veterano. Calmo no octógono, Dos Anjos tratou de grudar no adversário e o derrubou. No solo, Rafael tentou a finalização, mas não conseguiu encerrar o duelo. Mesmo assim, por cima, ‘RDA’ distribuiu golpes no americano, que sofria para sair da posição de desvantagem.

No segundo assalto, o ex-campeão do UFC não perdeu tempo e rapidamente quedou Barberena. Sem se expor, Rafael controlou a luta e, quando o americano deu as costas, aproveitou a oportunidade e o finalizou com um mata-leão.

O triunfo no UFC Orlando foi importante para Rafael, porque, aos 38 anos, vinha de derrota por nocaute para Rafael Fiziev no peso-leve. Mas, ao dominar Barberena, o veterano fez as pazes com a vitória em seu retorno aos meio-médios e recuperou a confiança. É bem verdade que o profissional não deve integrar o top-15 da categoria, mas, mesmo com a idade avançada para atuar nos esportes de combate, mostra que, para vencê-lo, os demais competidores vão precisar se desdobrar no octógono.

Agora, o brasileiro, que é ex-campeão dos leves, também é o atleta com mais tempo de luta no octógono na história do UFC. Após ir para o segundo round contra Barberena, ‘RDA’ deixou Frankie Edgar para trás e se tornou o primeiro profissional a completar mais de oito horas em ação no cage. Feliz com o feito e ciente de que está na reta final da carreira, o niteroiense desafiou Conor McGregor para transformar em realidade o duelo que aconteceria em 2016. Vale pontuar que os lutadores já discutiram e quase brigaram nos bastidores de um show da liga. Como integra o Ultimate desde 2008, Dos Anjos espera que a organização atenda seu desejo e marque o confronto com o rival.

Resultados do UFC Orlando:

Rafael dos Anjos finalizou Bryan Barberena no 2º round;
Matheus Nicolau nocauteou Matt Schnell no 2º round;
Sergei Pavlovich nocauteu Tai Tuivasa no 1º round
Roman Dolidze nocauteou Jack Hermansson no 2º round;
Eryk Anders nocauteou Kyle Daukaus no 2º round;
Philip Rowe nocauteou Niko Price no 3º round;
Angela Hill venceu Emily Ducote por por decisão unânime;
Clay Guida venceu Scott Holtzman por por decisão dividida;
Michael Johnson venceu Marc Diakiese por por decisão unânime;
Jonathan Pearce venceu Darren Elkins por por decisão unânime;
Natan Levy venceu Genaro Valdez por decisão unânime;
Francis Marshall nocauteu Marcelo Rojo no 2º round;
Yazmin Jauregui nocauteou Istela Nunes no 2º round.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC