UFC

Rose Namajunas e Zhang Weili fazem luta equilibrada e campeã mantém título do UFC

Pelo co-main event do UFC 268, realizado neste sábado (6), em Nova York (EUA), Rose Namajunas e Zhang Weili mediram forças novamente dentro do octógono, em disputa válida pelo cinturão peso-palha (52 kg) da organização. Se no primeiro encontro entre elas, a americana de ascendência lituana levou a melhor com um nocaute logo no início da luta, desta vez o confronto foi disputado em sua totalidade, chegando ao final dos cinco rounds, e terminou com a mesma vencedora, na decisão dividida dos juízes.

Com o resultado, Rose Namajunas repete o feito de seu primeiro reinado na divisão até 52 kg do UFC e garante uma defesa de queda bem-sucedida. Agora a campeã deve ter pela frente a também americana Carla Esparza como próxima desafiante.

Por sua vez, Zhang Weili soma sua segunda derrota consecutiva, ambas para Namajunas. A chinesa – que para este combate se mudou para o Arizona (EUA), onde treinou na equipe do ex-campeão peso-mosca (57 kg) e peso-galo (61 kg) Henry Cejudo – volta para o fim da fila em relação à disputa de título da categoria.

A Luta

A revanche começou com a chinesa mais cautelosa do que o normal, a fim de evitar o mesmo desfecho da primeira luta, quando foi nocauteada ainda nos primeiros momentos. Com o passar do round, Zhang foi se sentindo mais confortável e mostrou que os treinos com Henry Cejudo fizeram efeito, aplicando uma queda na americana. Apesar do bom momento, a campeã conseguiu voltar a luta em pé e se manteve mais eficaz na trocação.

No segundo round, Zhang manteve a estratégia de movimentação pelo octógono, utilizando sua explosão para encurtar a distância e aplicar combinações de golpes curtos. Por sua vez, Rose dominava o centro do octógono e apostava nos golpes longos, mas sem levar perigo à rival. A chinesa mais uma vez conseguiu levar a luta para o solo, ao defender um chute alto de Namajunas, mas não soube aproveitar o momento. Apesar disso, a asiática levou a melhor no assalto.

Após levar uma bronca de seu corner, a campeã voltou tentando caçar a desafiante no octógono, mas a movimentação da chinesa dificultava a missão da americana. Restando dois minutos para o fim do terceiro round, Namajunas finalmente conseguiu ser contundente em seus golpes ao desequilibrar a oponente na trocação franca. No final do período, a asiática mais uma vez aplicou uma queda e chegou em uma posição dominante de montada, mas foi atrapalhada pelo soar do gongo.

Com o equilíbrio nas ações e a pontuação dos juízes incerta, as lutadoras voltaram com mais ímpeto para o quarto assalto. Novamente a chinesa viu na luta agarrada uma boa estratégia para tentar surpreender a campeã. Porém, mais uma vez, Zhang perdeu uma posição de superioridade e viu a americana aproveitar para pontuar.

Logo no início do último período, Namajunas surpreendeu e aplicou uma queda na desafiante, mantendo a posição de superioridade no solo até o final do round, assegurando a vantagem na pontuação dos juízes, ainda que sem tanta contundência de golpes.

Equatoriano aplica nocaute à la Anderson Silva

Em duelo válido pelo peso-galo (61 kg), Marlon ‘Chito’ Vera superou o veterano Frankie Edgar por nocaute, no terceiro round da peleja. Após ser levado para o solo pelo rival no primeiro assalto, o equatoriano se recuperou a partir da segunda etapa e mostrou superioridade na luta em pé sobre o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC, chegando à vitória, restando pouco mais de um minuto para o fim da luta, com um chute frontal que levou o americano à lona, no melhor estilo Anderson Silva contra Vitor Belfort.

Confira os resultados do UFC 268:

Rose Namajunas venceu Zhang Weili por pontos;
Marlon Vera venceu Frankie Edgar por nocaute;
Shane Burgos venceu Billy Quarantillo por pontos;
Justin Gaethje venceu Michael Chandler por pontos;
Alex ‘Poatan’ venceu Andreas Michailidis por nocaute técnico;
Bobby Green venceu Al Iaquinta por nocaute técnico;
Chris Curtis venceu Phil Hawes por nocaute;
Nassourdine Imavov venceu Edmen Shahbazyan por nocaute técnico;
Ian Garry venceu Jordan Williams por nocaute;
Chris Barnett venceu Gian Villante por nocaute técnico;
Dustin Jacoby venceu John Allan por pontos;
Melsik Baghdasaryan venceu Bruno Souza por pontos;
Ode Osbourne venceu CJ Vergara por pontos.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024