UFC

Rose Namajunas e Zhang Weili fazem luta equilibrada e campeã mantém título do UFC

Pelo co-main event do UFC 268, realizado neste sábado (6), em Nova York (EUA), Rose Namajunas e Zhang Weili mediram forças novamente dentro do octógono, em disputa válida pelo cinturão peso-palha (52 kg) da organização. Se no primeiro encontro entre elas, a americana de ascendência lituana levou a melhor com um nocaute logo no início da luta, desta vez o confronto foi disputado em sua totalidade, chegando ao final dos cinco rounds, e terminou com a mesma vencedora, na decisão dividida dos juízes.

Com o resultado, Rose Namajunas repete o feito de seu primeiro reinado na divisão até 52 kg do UFC e garante uma defesa de queda bem-sucedida. Agora a campeã deve ter pela frente a também americana Carla Esparza como próxima desafiante.

Por sua vez, Zhang Weili soma sua segunda derrota consecutiva, ambas para Namajunas. A chinesa – que para este combate se mudou para o Arizona (EUA), onde treinou na equipe do ex-campeão peso-mosca (57 kg) e peso-galo (61 kg) Henry Cejudo – volta para o fim da fila em relação à disputa de título da categoria.

A Luta

A revanche começou com a chinesa mais cautelosa do que o normal, a fim de evitar o mesmo desfecho da primeira luta, quando foi nocauteada ainda nos primeiros momentos. Com o passar do round, Zhang foi se sentindo mais confortável e mostrou que os treinos com Henry Cejudo fizeram efeito, aplicando uma queda na americana. Apesar do bom momento, a campeã conseguiu voltar a luta em pé e se manteve mais eficaz na trocação.

No segundo round, Zhang manteve a estratégia de movimentação pelo octógono, utilizando sua explosão para encurtar a distância e aplicar combinações de golpes curtos. Por sua vez, Rose dominava o centro do octógono e apostava nos golpes longos, mas sem levar perigo à rival. A chinesa mais uma vez conseguiu levar a luta para o solo, ao defender um chute alto de Namajunas, mas não soube aproveitar o momento. Apesar disso, a asiática levou a melhor no assalto.

Após levar uma bronca de seu corner, a campeã voltou tentando caçar a desafiante no octógono, mas a movimentação da chinesa dificultava a missão da americana. Restando dois minutos para o fim do terceiro round, Namajunas finalmente conseguiu ser contundente em seus golpes ao desequilibrar a oponente na trocação franca. No final do período, a asiática mais uma vez aplicou uma queda e chegou em uma posição dominante de montada, mas foi atrapalhada pelo soar do gongo.

Com o equilíbrio nas ações e a pontuação dos juízes incerta, as lutadoras voltaram com mais ímpeto para o quarto assalto. Novamente a chinesa viu na luta agarrada uma boa estratégia para tentar surpreender a campeã. Porém, mais uma vez, Zhang perdeu uma posição de superioridade e viu a americana aproveitar para pontuar.

Logo no início do último período, Namajunas surpreendeu e aplicou uma queda na desafiante, mantendo a posição de superioridade no solo até o final do round, assegurando a vantagem na pontuação dos juízes, ainda que sem tanta contundência de golpes.

Equatoriano aplica nocaute à la Anderson Silva

Em duelo válido pelo peso-galo (61 kg), Marlon ‘Chito’ Vera superou o veterano Frankie Edgar por nocaute, no terceiro round da peleja. Após ser levado para o solo pelo rival no primeiro assalto, o equatoriano se recuperou a partir da segunda etapa e mostrou superioridade na luta em pé sobre o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC, chegando à vitória, restando pouco mais de um minuto para o fim da luta, com um chute frontal que levou o americano à lona, no melhor estilo Anderson Silva contra Vitor Belfort.

Confira os resultados do UFC 268:

Rose Namajunas venceu Zhang Weili por pontos;
Marlon Vera venceu Frankie Edgar por nocaute;
Shane Burgos venceu Billy Quarantillo por pontos;
Justin Gaethje venceu Michael Chandler por pontos;
Alex ‘Poatan’ venceu Andreas Michailidis por nocaute técnico;
Bobby Green venceu Al Iaquinta por nocaute técnico;
Chris Curtis venceu Phil Hawes por nocaute;
Nassourdine Imavov venceu Edmen Shahbazyan por nocaute técnico;
Ian Garry venceu Jordan Williams por nocaute;
Chris Barnett venceu Gian Villante por nocaute técnico;
Dustin Jacoby venceu John Allan por pontos;
Melsik Baghdasaryan venceu Bruno Souza por pontos;
Ode Osbourne venceu CJ Vergara por pontos.

Matérias Recentes

Michel Pereira busca redenção no UFC Houston após pior fase na organização

O sábado (21) pode representar um ponto de virada na trajetória de Michel Pereira no…

21/02/2026

Saiba como assistir ao UFC Houston, card liderado por Strickland vs Hernandez

Depois de quatro anos, o Ultimate desembarca novamente na cidade de Houston, no Texas (EUA),…

21/02/2026

Anthony Hernandez minimiza provocação polêmica de Strickland antes do UFC Houston

Escalado para enfrentar Sean Strickland na luta principal do UFC Houston, que acontece neste sábado…

20/02/2026

Sean Strickland ativa modo sincerão e entrega Michel Pereira: “Primeiro camp que o vi treinar”

Protagonista, ao lado de Anthony Hernandez, do 'main event' do UFC Houston, Sean Strickland também…

20/02/2026

Esquadrão Brasileiro vence a balança e confirma participação no UFC Houston

A pesagem oficial para o UFC Houston, programado para este sábado (21), foi realizada nesta…

20/02/2026

Merab se manifesta após vídeo sugestivo de Poatan: “Vejo um campeão peso-pesado”

O vídeo recente de Alex Pereira, mostrando o lutador pesando 110 kg, provocou reações imediatas…

20/02/2026