Escalada para enfrentar Mackenzie Dern neste sábado (19), pelo UFC Las Vegas 11, Randa Markos pretende evitar a todo custo deixar o combate chegar na luta de solo, especialidade da sua adversária. Em conversa com a imprensa durante o ‘media day virtual’, a atleta nascida no Iraque confirmou que sua estratégia para a disputa contra a faixa-preta de jiu-jitsu consiste em anular o ponto forte da rival e tentar impor o jogo em pé, onde, em teoria, teria vantagem.
Ciente do perigo representado por Dern em um duelo no chão, Randa descartou a possibilidade de ter a intenção de testar suas habilidades diante da multicampeã no jiu-jitsu esportivo. Ainda que afirme estar preparada para uma eventualidade, a peso-palha (52 kg) deixou claro que não buscará o jogo de solo por livre e espontânea vontade.
“Claro que não. Eu gosto de ser inteligente e quando eu enfrento alguém que tenha sua especialidade em uma área, eu gosto de tirar isso dela. E levar para o meu jogo, onde eu sou forte. Se a luta for para o chão, eu não sou uma estranha na luta de solo, tenho feito isso por um tempo muito longo. Então, eu não ficaria chocada. Se a luta for para o chão, eu estou preparada para isso. Mas eu não vou tentar levar para o chão propositalmente”, declarou Markos.
E, ainda que Mackenzie tenha demonstrado confiança na evolução de seu jogo em pé após recente troca de treinadores, Randa não parece convencida de que a rival deixará de lado sua principal arma em favor da trocação. Porém, de acordo com a veterana, o fato da faixa-preta ser especialista em uma arte marcial específica facilita a sua preparação e, consequentemente, o seu desempenho no confronto.
“Eu acho mais fácil enfrentar alguém que tenha sua força em uma área específica porque seu camp se torna mais simples e não tão complexo. Enfrentar alguém como Amanda Ribas é tipo: ‘Ok, nós temos que estar preparados em todas as áreas’. Para alguém como Carla Esparza, nós sabemos que ela vai tentar levar para o solo. Então, nós temos que focar em não deixá-la te levar para o solo. E eu acho que é a mesma coisa nessa luta com Mackenzie Dern”, explicou a iraquiana, antes de completar.
“Ela vai tentar levar para o chão, tenho certeza que ela pensa que é melhor do que a maioria de nós no chão. E ela tem feito isso na maioria das suas lutas, e vindo de uma finalização na última luta dela, nós esperamos que ela vá tentar levar para o chão. Eu não estou menosprezando suas mãos ou suas habilidades nas outras áreas, mas eu sinto que é mais fácil quando a adversária tem uma especialidade em uma área em particular”, concluiu.
Aos 35 anos, Randa Markos soma dez triunfos, oito reveses e um empate em sua carreira. Nas últimas quatro apresentações, a iraquiana alternou vitórias e derrotas, tendo sido superada por Amanda Ribas em sua luta mais recente, em março deste ano, no UFC Brasília.
Por sua vez, Mackenzie Dern venceu seu compromisso mais recente, ao finalizar Hannah Cifers no último mês de maio. Ao todo, a faixa-preta acumula oito vitórias, sendo cinco por finalização, e apenas uma derrota em sua carreira no MMA profissional.