UFC

Rafael dos Anjos dá show, finaliza e revive rivalidade com Conor McGregor no UFC

Rafael dos Anjos simplesmente brilhou no UFC Orlando, evento realizado neste sábado (3). Aos 38 anos, o ex-campeão do peso-leve (70 kg) da companhia impressionou em seu retorno aos meio-médios e não tomou conhecimento de Bryan Barberena. O brasileiro atuou com inteligência, finalizou o adversário com facilidade no segundo round e saiu ileso do octógono. Emocionado com o triunfo, o veterano aproveitou para desafiar Conor McGregor, com quem lutaria em 2016.

Agora, Rafael dos Anjos se reencontrou com a vitória e deu a entender que deve seguir nos meio-médios. Como o astro irlandês não atua desde julho de 2021, ainda se recuperada grave lesão sofrida na perna, se mostra cada vez mais forte nos registros e também tem passagens pela divisão até 77 kg, ‘RDA’ fica na torcida para que o atleta aceite seu desafio. Por outro lado, Barberena viu sua sequência de três triunfos chegar ao fim ao ser finalizado pelo brasileiro.

Rafael dos Anjos, de 38 anos, é um dos melhores lutadores brasileiros da história do MMA. O veterano iniciou sua trajetória no esporte em 2004, estreou no UFC em 2008 e foi campeão do peso-leve em 2015. Ao longo dos anos, o atleta acumulou um cartel composto por 32 vitórias e 14 derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Anthony Pettis, Ben Henderson, Donald Cerrone (duas vezes), Evan Dunham, Kevin Lee, Nate Diaz, Neil Magny, Paul Felder, Renato ‘Moicano’, Robbie Lawler e Tarec Saffiedine.

A luta

Barberena começou o combate aplicando socos e chutes despretensiosos com a clara intenção de pontuar e não tanto de causar danos ao veterano. Calmo no octógono, Dos Anjos tratou de grudar no adversário e o derrubou. No solo, Rafael tentou a finalização, mas não conseguiu encerrar o duelo. Mesmo assim, por cima, ‘RDA’ distribuiu golpes no americano, que sofria para sair da posição de desvantagem.

No segundo assalto, o ex-campeão do UFC não perdeu tempo e rapidamente quedou Barberena. Sem se expor, Rafael controlou a luta e, quando o americano deu as costas, aproveitou a oportunidade e o finalizou com um mata-leão.

O triunfo no UFC Orlando foi importante para Rafael, porque, aos 38 anos, vinha de derrota por nocaute para Rafael Fiziev no peso-leve. Mas, ao dominar Barberena, o veterano fez as pazes com a vitória em seu retorno aos meio-médios e recuperou a confiança. É bem verdade que o profissional não deve integrar o top-15 da categoria, mas, mesmo com a idade avançada para atuar nos esportes de combate, mostra que, para vencê-lo, os demais competidores vão precisar se desdobrar no octógono.

Agora, o brasileiro, que é ex-campeão dos leves, também é o atleta com mais tempo de luta no octógono na história do UFC. Após ir para o segundo round contra Barberena, ‘RDA’ deixou Frankie Edgar para trás e se tornou o primeiro profissional a completar mais de oito horas em ação no cage. Feliz com o feito e ciente de que está na reta final da carreira, o niteroiense desafiou Conor McGregor para transformar em realidade o duelo que aconteceria em 2016. Vale pontuar que os lutadores já discutiram e quase brigaram nos bastidores de um show da liga. Como integra o Ultimate desde 2008, Dos Anjos espera que a organização atenda seu desejo e marque o confronto com o rival.

Resultados do UFC Orlando:

Rafael dos Anjos finalizou Bryan Barberena no 2º round;
Matheus Nicolau nocauteou Matt Schnell no 2º round;
Sergei Pavlovich nocauteu Tai Tuivasa no 1º round
Roman Dolidze nocauteou Jack Hermansson no 2º round;
Eryk Anders nocauteou Kyle Daukaus no 2º round;
Philip Rowe nocauteou Niko Price no 3º round;
Angela Hill venceu Emily Ducote por por decisão unânime;
Clay Guida venceu Scott Holtzman por por decisão dividida;
Michael Johnson venceu Marc Diakiese por por decisão unânime;
Jonathan Pearce venceu Darren Elkins por por decisão unânime;
Natan Levy venceu Genaro Valdez por decisão unânime;
Francis Marshall nocauteu Marcelo Rojo no 2º round;
Yazmin Jauregui nocauteou Istela Nunes no 2º round.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024