Após anunciar sua subida para os meio-pesados (93 kg), Alex Poatan questionou o ‘silêncio’ dos principais nomes da categoria depois de revelar a notícia. Cerca de dez dias após a ‘cobrança’ pública, o brasileiro viu Jiri Prochazka, ex-campeão e atual número 1 do ranking até 93 kg, exaltar a adição do kickboxer na divisão de peso.
Em entrevista ao canal ‘Low Kick MMA’, o atleta da República Tcheca viu com bons olhos a migração de Poatan para os meio-pesados. Além de elogiar o estilo de luta do ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Prochazka avaliou que a presença de um novo “guerreiro” pode movimentar ainda mais positivamente a categoria.
“Um cara ótimo em pé, com muitas habilidades, estou ansioso para vê-lo na nossa categoria, porque ele é alto. Ele é muito bom para a nossa divisão. Tem um bom senso de movimentação, um bom ‘timing’. Sou grato por ver caras como ele na nossa categoria, porque é uma nova oportunidade de mostrarmos o nosso melhor, porque ele é bom. Alex é um bom guerreiro, tem um estilo muito legal. Gosto do estilo (de luta) dele porque é bem simples, útil e preciso”, declarou Jiri.
Fase final de recuperação
Em novembro de 2022, às vésperas de sua iminente revanche contra Glover Teixeira, Jiri lesionou o ombro gravemente. Com um longo período de inatividade pela frente, o tcheco abriu mão do cinturão – que hoje está em posse de Jamahal Hill. Em fase final de recuperação, ‘Denisa’, como é conhecido, mira voltar à ação até setembro desta temporada, em duelo direto pelo cinturão que já foi seu.