Após flertar com a aposentadoria durante a maior parte do ano de 2020, Paul Felder saiu de seu período sabático para enfrentar Rafael dos Anjos, no UFC Las Vegas 14, no próximo sábado (14). O atleta aceitou o confronto com apenas cinco dias de antecedência, depois que Islam Makhachev teve de sair do card, deixando o brasileiro sem rival para o confronto principal da noite. Caso derrote ‘RDA’, o americano admite que há boas chances de realizar mais lutas pela frente e destacou interesse em um ‘title shot’.
Sem se apresentar desde fevereiro deste ano, quando foi derrotado por Dan Hooker por decisão dividida dos jurados, Paul Felder cogitou se aposentar, mas não pendurou as luvas de forma definitiva. Em entrevista no media day virtual do evento, o lutador revelou que o duelo contra Dos Anjos será um bom parâmetro para analisar esta situação, uma vez que uma vitória diante do brasileiro poderia colocá-lo em um bom momento no Ultimate.
“Estou entrando em ação com cinco dias de antecedência para lutar contra uma lenda absoluta que é o ‘RDA’. Se eu perder e ele pegar a minha classificação, então tudo bem, eu vou saber que talvez eu não deva lutar pelo título de qualquer maneira. O caminho ainda está lá. Mas com uma vitória, como você pode argumentar para não me dar uma luta que eu realmente quero, contra um desses caras top e uma dessas lutas emocionantes de 155 libras? Então, para mim, fez sentido”, destacou o americano, antes de deixar claro que se mantém ativo apenas com o intuito de perseguir o cinturão dos pesos-leves (70 kg) da liga.
“Comecei a ficar um pouco amargo em relação à categoria e não via esse caminho. Eu disse a vocês desde o início: se eu não vejo esse caminho em direção ao topo, então por que estou fazendo isso? Por que estou levando pancadas na cabeça? Por que estou voltando espancado para casa, para minha família, se não vou ser o melhor? Não estou lutando apenas para ganhar dinheiro. Estou lutando por oportunidades de me preparar para o futuro e para coisas maiores, então isso se apresenta”, concluiu.
De acordo com Paul, ao mesmo tempo em que a vitória diante do brasileiro seria um bom momento para anunciar a aposentadoria, ela também pode despertar o desejo do irlandês de se apresentar mais vezes. O atleta ainda destacou sua boa forma física e explicou que conseguiu bater o peso em um curto espaço de tempo pois estava em preparação para um triatlo, e por isso estava muito mais leve do que estaria normalmente em um momento sem preparação para a luta.
“Eu acho que com uma vitória, seria incrível simplesmente jogar as luvas no chão e falar: ‘Eu parei. Cinco dias!’, e então ir embora. Mas há outra parte de mim que sabe que, quando essa mão for levantada, será como: ‘Oh, quero fazer isso de novo’. Quero lutas maiores. Eu quero um camp. Se eu me sinto saudável, meu corpo está bom, eu não sinto muitos danos, eu vejo que uma vitória vai me fazer querer continuar”, finalizou.
Atual sétimo colocado no ranking peso-leve do UFC, Paul Felder soma 17 vitórias e cinco derrotas em sua carreira. As últimas quatro apresentações do atleta de 35 anos foram decididas pelos jurados e três delas terminaram em decisão dividida. Por sua vez, Rafael dos Anjos atua no MMA profissional desde 2004, acumulando 29 triunfos e 13 reveses. O ex-campeão peso-leve atravessa a pior fase de sua carreira. Depois de disputar o cinturão interino dos meio-médios em junho de 2018, o veterano acumulou apenas uma vitória em suas cinco últimas apresentações.