Os papéis se inverteram nesta quarta-feira (9), no Madison Square Garden, em Nova York (EUA), onde foi realizada a coletiva de imprensa que antecede o UFC 281, marcado para este sábado. Os principais protagonistas do show, Israel Adesanya e Alex ‘Poatan’ Pereira, adotaram posturas completamente opostas as que o público está acostumado a ver em ambos atletas, no que parecia ser uma espécie de filme sobre pessoas trocando de corpos.
A começar pelo que cada um estava vestindo. Acostumado a usar roupas mais chamativas e se apresentar, inclusive, com as unhas das mãos pintadas, Adesanya optou por um visual um pouco mais discreto do que o normal. Em contrapartida, Poatan, que tem no geral uma personalidade mais séria, apostou em um blazer com estampa de oncinha aberto e sem camisa por baixo, deixando a mostra também uma corrente de ouro com a letra ‘P’ de tamanho considerável.
A mudança na personalidade de cada um também pôde ser vista na hora da sabatina de perguntas dos jornalistas presentes. Enquanto o campeão peso-médio (84 kg) do UFC adotava um tom mais brando e sereno nas respostas, o brasileiro fugia de suas características e apelava para o ‘trash talk’ e para as tentativas de provocar seu adversário.
Nem mesmo a barreira do idioma parecia incomodar ‘Poatan’, que continuou direcionando suas respostas de forma a tentar provocar o nigeriano, como se esperasse uma reação do rival. E a reação do campeão demorou, mas finalmente veio, já na parte final da coletiva de imprensa.
Após responder uma pergunta sobre a importância de ter vários de seus companheiros de equipe escalados para o card do UFC 281, Adesanya se incomodou com uma intervenção do desafiante, que provocou dizendo que os colegas de time do nigeriano não subiriam no octógono para ajudá-lo. Imediatamente, o campeão – pela primeira vez na cerimônia – levantou a voz e iniciou uma rápida discussão com o paulista, esquentando o clima para a disputa deste sábado e fazendo a alegria do público presente.
Apesar da mudança de tom, Adesanya decidiu manter a postura mais discreta também na encarada ao final da cerimônia. Depois de um início tenso, onde ambos apenas trocaram olhares, na curta distância, o nigeriano e o brasileiro trocaram algumas palavras, mas nada que provocasse uma reação exagerada de nenhuma parte.
Outros destaques
Ex-campeão peso-leve (70 kg) e provável membro do Hall da Fama do UFC no futuro próximo, Frankie Edgar foi o mais aplaudido pelo público presente no Madison Square Garden. O veterano, de 41 anos, fará sua despedida do esporte na sua casa, contra Chris Gutierrez.
Quem também contou com a simpatia dos presentes foi Zhang Weili, que tentará recuperar o cinturão peso-palha (52 kg) no sábado. A chinesa, que foi bastante vaiada pelo torcedor nova iorquino há cerca de um ano, quando encarou Rose Namajunas no UFC 268, se surpreendeu com o apoio e agradeceu aos fãs. Por outro lado, a campeã Carla Esparza, adversária da asiática, foi bastante vaiada e, mesmo tentando virar o jogo, não conseguiu conquistar a plateia.