UFC

Nos pesos-pesados, Jon Jones retorna ao UFC para ampliar legado e status de GOAT

Jon Jones, Anderson Silva, Georges St-Pierre, Khabib Nurmagomedov. Quando o assunto é quem desponta como o ‘GOAT’ (melhor de todos os tempos) no MMA, alguns nomes sempre figuram entre os favoritos dos fãs e especialistas. Dentre os citados acima, porém, apenas um segue na ativa e tem a chance, neste sábado (4), no UFC 285, em Las Vegas (EUA), de ampliar ainda mais seu legado e possivelmente se isolar neste debate: ‘Bones’.

Após se tornar um campeão soberano entre os meio-pesados (93 kg) e derrotar os principais desafiantes da categoria de diferentes gerações ano após ano, Jones vai em busca de algo maior – literalmente. Após três temporadas afastado do esporte, o americano moldou seu corpo para se aventurar na divisão dos pesos-pesados – um desejo pessoal antigo.

E, em sua estreia na nova divisão de peso, ‘Bones’ já competirá pelo cinturão linear vago da categoria, que antes pertencia a Francis Ngannou, que rompeu seu vínculo com o Ultimate em janeiro e deixou o posto de campeão vazio. Do outro lado do octógono montado na ‘T-Mobile Arena’, o americano terá pela frente Ciryl Gane.

Striker francês, o peso-pesado de origem já foi campeão interino do UFC e tem apenas uma derrota como profissional – exatamente para Ngannou, em duelo que unificou os títulos, em janeiro de 2022. Conhecido pela agilidade dentro do octógono, ‘Bon Gamin’ tende a ser um desafio e tanto para Jones, que já não terá a habitual vantagem de altura e alcance que normalmente obtinha entre os meio-pesados.

Prendado, porém, Jon tem no wrestling, o caminho mais claro para sair vencedor no UFC 285, conforme o próprio revelou à Ag Fight durante a semana da luta. Foi desta forma, inclusive, que Gane foi derrotado por Ngannou – que, diferentemente de Jones, não é um especialista na luta agarrada.

No entanto, com a subida de peso, cria-se algumas dúvidas. Será que o americano consegue absorver golpes de rivais consideravelmente maiores e mais fortes? Será que seu estilo de luta se adapta ao novo biotipo de peso-pesado? Será que o hiato de três anos longe do octógono pesará contra? Essas perguntas serão respondidas na luta principal do UFC 285 deste sábado.

Matérias Recentes

Saiba como assistir o UFC Vegas 91, card liderado por Matheus Nicolau vs Alex Perez

Após uma semana sem eventos, o Ultimate retorna aos Estados Unidos em seu ‘QG’, no…

27/04/2024

Matheus Nicolau confirma seu 1º main event de olho no cinturão do UFC

Depois de um ano afastado das competições, Matheus Nicolau finalmente confirmou seu retorno ao octógono…

26/04/2024

Estrela do boxe lucra R$ 51 milhões ao apostar na própria vitória

Ryan Garcia tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (20), em Nova York…

26/04/2024

Fisiculturista quebra recorde de Poatan em máquina de medir força do soco; veja

Antes de vencer Jamahal Hill, em luta realizada em abril, em Las Vegas (EUA), Alex…

26/04/2024

Promessa do UFC, Paddy Pimblett anuncia nascimento de filhas gêmeas

A família Pimblett ganhou dois novos membros. Na última quinta-feira (25), o britânico Paddy Pimblett,…

26/04/2024

Shaquille O’Neal revela que Belfort já o defendeu em festa: “Nocauteou uma pessoa por mim”

Ex-estrela da NBA, Shaquille O’Neal é um grande fã dos esportes de combate. E, ao…

26/04/2024