Uma das principais promessas do MMA nacional, Natália Silva impressionou no UFC 292. No evento realizado neste sábado (19), em Boston (EUA), a brasileira dominou a veterana Andrea Lee, vencendo por decisão unânime dos juízes laterais. Com o triunfo, a mineira, que vive fase mágica na carreira, mostra que, aos poucos, vai se tornando uma ameaça aos principais nomes do peso-mosca (57 kg) da organização.
No UFC 292, Natália conquistou a maior vitória de sua carreira. A brasileira emplacou o quarto triunfo seguido na maior organização de MMA do mundo e, assim, permaneceu invicta nela. Como passou pela 13ª colocada no ranking do peso-mosca da companhia, a mineira deve integrar a elite da categoria, assumindo tal posição.
Natália Silva, de 26 anos, iniciou sua trajetória no MMA em 2015 e estreou no UFC em 2022. A brasileira representa a equipe ‘Team Borracha’, liderada por Paulo ‘Borrachinha’, e busca crescimento no peso-mosca da companhia. No esporte, a mineira construiu um cartel composto por 16 vitórias, cinco derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Andrea Lee, Jasmine Jasudavicius, Tereza Bleda e Victoria Leonardo.
A luta
O inicio do combate foi marcado pela troca de chutes entre as atletas. Mais solta no octógono, Natália assustou a veterana ao aplicar um direto de encontro. Percebendo Andrea abalada, a brasileira seguiu na ofensiva. Mais rápida, Natália acertou os melhores golpes no combate e até fez a americana sangrar.
No segundo round, Andrea voltou mais agressiva, porém teve dificuldade de achar a brasileira no octógono. Focada, Natália seguiu mesclando chutes e socos. sendo mais incisiva no combate. Valente, a americana até tentou andar para a frente, mas não levou perigo para a mineira.
Na terceira parcial, Natália não diminuiu o ritmo. Afiada na trocação, a brasileira castigou Andrea com chutes altos, na linha de cintura e baixos. Por sua vez, Andrea se mostrou tímida no duelo e, quando foi atacar, acabou caindo ao receber um golpe da oponente. Plena no octógono, Natália não deu descanso para a americana e seguiu pontuando com seus ataques. Com o triunfo por decisão unânime, a brasileira deve integrar o top-15 do peso-mosca do UFC.
Karine consegue vingança
Em 2014, Karine Silva perdeu para Maryna Moroz por finalização, mas, nove anos depois, deu o troco da mesma maneira. No UFC 292, a brasileira não tomou conhecimento da rival e precisou de apenas um round para empatar a rivalidade, em encontro válido pelo peso-mosca. Na luta que abriu o evento, Karine se mostrou paciente no octógono e aplicou um knockdown na adversária ao acertar um potente direto.
Após o susto, Moroz levou a brasileira para a grade, mas tal movimento não diminuiu a confiança de ‘Killer’. Em seguida, Karine mostrou recurso e derrubou a ucraniana. Faltando um segundo para o fim do primeiro round, a brasileira aproveitou um deslize da oponente e a finalizou via guilhotina. Esse foi o terceiro triunfo de Karine em três lutas pelo UFC, que justificou o elogio feito por Dana White. Vale destacar que o cartola classificou ‘Killer’ como uma potencial estrela da organização.
Resultados do UFC 292:
Natália Silva venceu Andrea Lee por decisão unânime;
Karine ‘Killer’ finalizou Maryna Moroz no 1º round.