Siga-nos
Rose Namajunas ergue os braços para celebrar vitória no UFC
Depois de marcar história com 52 kg, a americana busca repetir a façanha com 57 kg - Louis Grasse/PxImages

UFC

Mudança definitiva! Ex-campeã, Rose Namajunas descarta retorno ao peso-palha

Campeã em dois momentos distintos no UFC, Rose Namajunas é, indiscutivelmente, uma das melhores pesos-palhas (52 kg) da história do MMA feminino. No entanto, os dias da americana na categoria que a consagrou no esporte parecem ter ficado no passado. Ao menos é isso que garante ‘Thug’, que está prestes a realizar sua estreia entre as pesos-moscas (57 kg).

Durante o ‘media day’ do UFC Paris, programado para o próximo sábado (2), Namajunas destacou que moldou seu corpo a fim de competir com 57 kg. Desta forma, seu peso ‘em off’ aumentou significativamente – o que, segundo a própria, dificultaria bastante um corte até 52 kg futuro. A estreia da ex-campeã dos palhas nos moscas será diante de Manon Fiorot, que segue invicta no Ultimate e esbanja confiança para o confronto.

Não consigo me ver descendo (de categoria) de novo. Agora estou meio que andando por aí naturalmente com 61 kg, acordando com 61 kg. Então cortar tudo de novo para 52 kg seria duro. Ainda não tenho muito problema de atingir o peso. Era duro, mas não acho que era tão ruim comparado à maioria das lutadoras. Mas ainda assim não gostava. Tomar socos, acho que exige mais que 24 horas para reidratar seu cérebro depois de cortar tanta água. Tomar socos assim (não é bom), e seus rins e tudo mais… Comecei a ficar maior naturalmente, e depois que decidi subir, puxei mais pesos, comi mais. Comecei a tomar café novamente – parei de jejuar tanto”, declarou Rose, de acordo com o site ‘MMA Junkie’.

Objetivo claro

Quando anunciou que subiria de categoria, Namajunas tinha um claro objetivo em mente: se tornar campeã de duas divisões de peso distintas dentro da principal liga de MMA do mundo. Caso tenha o braço erguido contra Fiorot, na luta co-principal do UFC Paris, a americana pode se aproximar significativamente de sua meta, já que a rival francesa atualmente ocupa o top 3 do ranking até 57 kg.

“Vinha pensando nisso há algum tempo (subir de categoria). Eu estabeleci um monte de objetivos para a minha carreira quando eu era mais jovem. Ser uma campeã de duas divisões estava no fim da lista – mas estava lá, e cá estamos. Sou conhecida por surpreender as pessoas, é o meu estilo”, explicou Namajunas.

O card do UFC Paris será liderado pelo confronto dos pesos-pesados Ciryl Gane e Serghei Spivac. O evento na Europa também contará com a presença de representantes do ‘Esquadrão Brasileiro’ em ação: Thiago Moisés e Kleydson Rodrigues enfrentam, respectivamente, Benoit St-Danis e Farid Basharat.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC