Aos 32 anos de idade, a brasileira Mayra Bueno Silva vive o momento mais importante de sua carreira. Neste sábado (20), pelo ‘co-main event’ do UFC 297, a mineira enfrentará a americana Raquel Pennington, em disputa válida pelo cinturão vago do peso-galo (61 kg). Mais do que a conquista de um título, ‘Sheetara’ poderá ajudar a manter a hegemonia do Brasil na categoria nos últimos tempos – interrompida apenas durante um breve período de tempo entre dezembro de 2021 e julho de 2022 – e, de quebra, iniciar sua jornada como a sucessora da compatriota Amanda Nunes, vista por muitos como a maior lutadora da história.
A responsabilidade de Mayra Sheetara ao subir no octógono do UFC 297, portanto, é grande – tendo em vista que, além do duro confronto contra a veterana Raquel Pennington, estará em jogo também a possibilidade de mudar sua carreira de patamar e o sonho de buscar alcançar os feitos da ‘Leoa’ Amanda Nunes no MMA. Apesar da difícil missão, a atleta da equipe ‘American Top Team’ se mostra confiante e promete dar um show neste sábado.
Quem é Mayra Sheetara?
Nascida em Uberlândia, Minas Gerais, Mayra Bueno Silva iniciou sua carreira no MMA profissional em 2015, ainda competindo em eventos nacionais. Antes de chegar ao UFC, a lutadora manteve um cartel invicto, com cinco vitórias – quatro delas pela via rápida. O último triunfo antes de conquistar o contrato com a principal organização de MMA do planeta veio na primeira edição da versão brasileira do programa ‘Contender Series’, cerca de cinco anos atrás.
Na ocasião, Sheetara venceu a compatriota Mayana Souza por finalização e garantiu sua vaga no plantel do UFC. A estreia na liga veio em setembro de 2018, no peso-mosca (57 kg), com uma vitória sobre Gillian Robertson, novamente utilizando seu afiado jogo de chão para terminar com o combate antes da decisão ir para as mãos dos juízes laterais. Na sequência, a mineira colecionou apenas mais um triunfo, além de um empate e duas derrotas – retrospecto que contribuiu para sua decisão de subir de categoria.
Dentro do octógono, a mineira – faixa-marrom de jiu-jitsu – se destaca principalmente pela facilidade em finalizar suas adversárias. Na luta em pé, Sheetara também mostra desenvoltura e evolução, ainda que só tenha nocauteado uma adversária na carreira até o momento. O gás e o aspecto mental talvez sejam os principais pontos de questionamento sobre a lutadora brasileira.
Trajetória de Sheetara rumo à disputa de título no UFC
No peso-galo, a lutadora brasileira parece ter finalmente se encontrado dentro do UFC. Desde que subiu de divisão, Mayra teve seu braço levantado no octógono mais famoso do mundo em todos os quatro combates disputados, ascendendo ao top 3 do ranking da divisão e garantindo sua disputa de cinturão contra Raquel Pennington, na co-luta principal do UFC 297, sediado em Toronto, no Canadá.
Doping
Apesar do bom retrospecto dentro do octógono, a brasileira viveu um drama ao ser flagrada no exame antidoping, um mês após sua vitória sobre a ex-campeã Holly Holm, que foi posteriormente anulada e revertida para ‘no contest’ (sem resultado). A situação colocava em risco sua ascensão rumo ao ‘title shot’ do UFC, mas foi contornada pela atleta, que alegou que a substância proibida encontrada em seu organismo vinha de um remédio para TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade), o qual já fazia uso há três anos.
Apesar de conseguir esclarecer o caso, Mayra não escapou de receber uma punição. Porém, a suspensão de quatro meses e meio, aplicada de forma retroativa, permitiu que Sheetara fosse escalada para lutar contra a segunda colocada no ranking peso-mosca, Raquel Pennington, pelo cinturão vago da categoria, na edição de número 297 do UFC. Resta saber se a brasileira conseguirá conquistar o título e suceder a compatriota Amanda Nunes como soberana da divisão.
Confira o card completo do UFC 297:
Sean Strickland vs Dricus du Plessis
Raquel Pennington vs Mayra Sheetara
Neil Magny vs Mike Malott
Chris Curtis vs Marc-André Barriault
Arnold Allen vs Movsar Evloev
Brad Katona vs Garrett Armfield
Charles Jourdain vs Sean Woodson
Serhiy Sidey vs Ramon Taveras**
Gillian Robertson vs Polyana Viana
Yohan Lainesse vs Sam Patterson
Jasmine Jasudavicius vs Priscila Pedrita
Malcolm Gordon vs Jimmy Flick