Siga-nos
Alejandro Salazar/PxImages

UFC

Lutador do UFC descreve golpe de Alex Poatan como ‘toque da morte’

Oitavo colocado no ranking dos pesos-médios (84 kg), Jack Hermansson volta ao octógono mais famoso do mundo neste sábado (23) para encarar Chris Curtis no co-main event do UFC Londres. Vindo de derrota, que o fez cair também na lista de classificação da categoria, o sueco naturalizado norueguês tentará retomar o caminho das vitórias e se reaproximar de um possível ‘title shot’. Enquanto isso não acontece, o faixa-preta segue atento ao desenrolar das movimentações no topo da categoria.

Sendo assim, Hermansson acompanhou de perto o UFC 276, realizado no início de julho, no qual dois importantes nomes da divisão – o campeão Israel Adesanya e o brasileiro Alex ‘Poatan’ Pereira – venceram seus respectivos combates e praticamente sacramentaram o duelo entre eles para o próximo compromisso de ambos na organização. E o poder de nocaute demonstrado pelo lutador paulista, especialmente, impressionou o sueco.

Na ocasião, ‘Poatan’ precisou de pouco mais de dois minutos de luta para levar Sean Strickland – último algoz de Hermansson – à lona, com o seu já tradicional cruzado de esquerda, seguido por um par de socos antes da interrupção do árbitro central. Em conversa com a imprensa durante o media day do UFC Londres, ‘The Joker’, como o sueco é conhecido, destacou a excelência do ex-kickboxer na trocação e nomeou o famoso golpe do brasileiro de “toque da morte”.

“Ele tem o toque da morte. Normalmente, Strickland é um cara difícil de acertar, mas, sim, se (Alex) Pereira tocar em você com aquele cruzado de esquerda, é boa noite para praticamente todo mundo. Realmente mostrou que todo mundo tem que ficar atento aquele cruzado de esquerda”, afirmou Jack Hermansson.

Apesar de reconhecer o alto poder de nocaute do ex-bicampeão do ‘Glory’, maior evento de kickboxing do mundo, Hermansson enxerga certa vantagem para Israel Adesanya no provável confronto futuro entre eles, que terá em jogo o cinturão peso-médio do UFC. Para o sueco, o nigeriano já está mais adaptado ao MMA do que o brasileiro e isso deve fazer a diferença dentro do octógono. Ainda assim, ‘The Joker’ alerta para o poder de nocaute de ‘Poatan’, que pode definir qualquer combate a seu favor.

“Sinto que Adesanya tem um estilo mais apropriado para o MMA e eu acho que vai ser difícil para Pereira lidar com a postura, o trabalho de pés, as luvas menores e tudo isso. Eu sinto que Adesanya vai acertá-lo mais, mas como nós sabemos, ele (Poatan) só precisa de um (golpe), isso pode ser o suficiente. A chance para um nocaute sempre está lá”, ponderou o peso-médio.

Israel Adesanya e Alex ‘Poatan’ possuem uma rivalidade desde a época em que ambos competiam exclusivamente no kickboxing. Neste período, os dois se enfrentaram em duas oportunidades e o brasileiro levou a melhor em ambas, sendo a última delas com um nocaute fulminante, utilizando justamente seu cruzado de esquerda para definir seu triunfo sobre o nigeriano.

Desde então, Adesanya migrou para o MMA, em 2012, e se consagrou como o campeão indiscutível dos pesos-médios do UFC, em 2019, tendo defendido seu título com sucesso em cinco oportunidades até o momento. Já ‘Poatan’ demorou um pouco mais para deixar o kickboxing e focar nas artes marciais mistas. Apesar da pouca experiência, o paulista conseguiu um contrato com o UFC após uma vitória por nocaute no ‘LFA’ e, desde então, venceu seus três compromissos no octógono mais famoso do mundo, o último deles sobre Sean Strickland, o que o levou à sexta posição no ranking e ao provável ‘title shot’.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC