A luta principal do UFC 304 deste sábado (27), em Manchester (ING), é também um dos combates com a rivalidade mais elevada do evento, com direito a provocações de ambas as partes. Após o desafiante Belal Muhammad alfinetar uma suposta ‘postura perdedora’ de Leon Edwards, foi a vez do campeão dos meio-médios (77 kg) rebater as críticas. Às vésperas do confronto, ‘Rocky’, como é conhecido, minimizou as credenciais do seu oponente no departamento do wrestling.
A alfinetada se justifica. Afinal de contas, Belal fez parte de seu camp de preparação ao lado de Khabib Nurmagomedov e Islam Makhachev, duas figuras que refletem excelência no nível de luta agarrada adaptado para o MMA. Entretanto, apesar do auxílio de luxo que o atleta de origem palestina recebeu, Edwards parece não se preocupar, já que destacou que Muhammad não possui a mesma grife no wrestling que os membros do clã do Daguestão.
“Ele não é nada intimidador. Ele pode até tentar (me quedar), mas ele não vai ter muito sucesso nisso. Todos sabem que a estratégia dele seria chegar até mim e impor o wrestling, mas até mesmo o wrestling dele não é isso tudo, sinceramente. Ele não é a p*** de um Khabib ou um GSP. Ele é apenas o Belal. Eu não sou o McGregor e ele não é o Khabib. Você não pode usar o Khabib para se promover, porque você não é ele. Eu já treinei com o Khabib antes, o que isso significa?”, provocou Leon, durante o media day UFC 304, de acordo com o canal ‘TheMacLife’.
Revanche e tira-teima
O duelo programado para liderar o UFC 304 é também uma revanche aliada a um ‘tira-teima’ entre Belal e Leon. Afinal de contas, quando se enfrentaram pela primeira vez, em 2021, o combate acabou em um ‘no contest’ (sem resultado), devido a uma dedada no olho involuntária, que culminou em uma paralisação médica. Invictos desde então, Edwards e Muhammad vão tirar a rivalidade a limpo de vez em confronto que coloca o cinturão até 77 kg do Ultimate em jogo.