Siga-nos
Natassia Del Fischer/PxImages

UFC

Khabib elege Usman como favorito para hipotética superluta com ‘GSP’ no UFC

Khabib Nurmagomedov se encontra aposentado do MMA, mas permanece no esporte, seja como treinador, empresário e até comentarista. Em seu período ativo na modalidade, o russo foi dominante, se tornou o número um do peso-leve (70 kg) do UFC e, constantemente, viu seu nome ser especulado em superlutas contra campeões de outras divisões. Fora do octógono, ‘The Eagle’ atuou como fã e opinou a respeito de um possível encontro entre Georges St-Pierre e Kamaru Usman, ícones dos meio-médios (77 kg).

Em entrevista ao canal do ‘YouTube’ do UFC Rússia, Khabib não ficou em cima do muro ao analisar a superluta entre ‘GSP’, ex-campeão dos meio-médios, e Usman, atual número um da categoria. Caso a organização consiga transformar o aguardado combate entre os soberanos da divisão em realidade, ‘The Eagle’ apontou o nigeriano como favorito. O choque entre ‘GSP’ e Usman é um dos confrontos existentes no imaginário de parte dos fãs de MMA e o motivo é simples.

Em seu período como campeão, o canadense foi dominante e defendeu o título nove vezes. Já o nigeriano realizou quatro defesas de cinturão e superou ‘Rush’ na quantidade de vitórias seguidas (14 contra 12) na divisão. Com o sucesso, ‘The Nigerian Nightmare’ desafiou St-Pierre para definir quem é o melhor meio-médio da história e o próprio Dana White mencionou que o atleta deve roubar o posto do veterano. Apesar de classificar Usman como favorito contra ‘GSP’, Khabib esclareceu que, no passado, sua posição seria diferente.

“No momento, acho que Usman, porque ele está no auge. Quando foi o auge de ‘GSP’? Acredito que foi em 2009, 2010. Acho que teria sido difícil para Usman lutar com ele naquela época. Acho que ‘GSP’ era o melhor naquele período. Portanto, 2021 e 2010 são períodos diferentes e um nível diferente de competição. Seria errado comparar. É como imaginar quem venceria entre Mike Tyson e Muhammad Ali. Ninguém sabe e ninguém jamais saberá”, analisou o ex-campeão do peso-leve do UFC.

Sempre que pode, Kamaru Usman faz questão de explicar que seu foco é superar Georges St-Pierre como melhor meio-médio da história do esporte. Confiante, o campeão revelou que enxerga a categoria como uma espécie de corrida de automobilismo e que seu objetivo nela é dar a volta nos demais competidores. No UFC desde 2015, ‘The Nigerian Nightmare’ disputou 14 lutas e venceu todas. Seus triunfos de maior destaque foram sobre Colby Covington, Demian Maia, Gilbert ‘Durinho’, Jorge Masvidal (duas vezes), Leon Edwards, Rafael dos Anjos e Tyron Woodley.

Para parte dos fãs, Georges St-Pierre, de 40 anos, é o melhor lutador da história do MMA, já que é dono de uma das carreiras de maior sucesso no esporte. Em sua trajetória na modalidade, o canadense disputou 28 lutas, venceu 26, perdeu duas e conquistou o cinturão dos meio-médios do UFC e também do peso-médio (84 kg). A última aparição de ‘GSP’ no octógono aconteceu em 2017 e seus principais triunfos foram diante de BJ Penn (duas vezes), Carlos Condit, Jake Shields, Johny Hendricks, Jon Fitch, Josh Koscheck (duas vezes), Matt Hughes (duas vezes), Michael Bisping, Nick Diaz e Thiago ‘Pitbull’.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC