UFC

Kai Kara-France cita momento para pleitear posto de próximo desafiante ao cinturão de Pantoja

A disputa para a vaga de próximo desafiante ao cinturão dos pesos-moscas (57 kg) está a todo vapor e repleta de postulantes. Ciente disso, Kai Kara-France faz campanha para ser agraciado com o ‘title shot’ na próxima rodada. De olho na concorrência de nomes como Henry Cejudo e Deiveson Figueiredo, o neozelandês cita o momento da categoria como um trunfo a seu favor no processo para se tornar o próximo da fila e medir forças com o campeão Alexandre Pantoja.

Em recente participação no programa ‘The Ariel Helwani Show’, Kai Kara-France descartou Cejudo e Deiveson por virem de derrotas e estarem atualmente inseridos na divisão dos galos (61 kg). Quarto colocado do ranking dos moscas, ‘Don’t Blink’, como é conhecido, também citou a listagem para justificar seu favoritismo à vaga. Dentre o atual top 5 da categoria, o neozelandês é o único que vem de vitória e que ainda não enfrentou Pantoja em um duelo dentro do UFC. Os dois já se enfrentaram no passado, mas em disputa válida pelo ‘The Ultimate Fighter’.

Números 1 e 2 do ranking, respectivamente, Brandon Royval e Brandon Moreno já foram superados por Pantoja em mais de uma oportunidade dentro do octógono mais famoso do mundo. Terceiro e quinto colocados, Amir Albazi e Tatsuro Taira, apesar de representarem um desafio inédito ao campeão brasileiro, vêm de derrota em suas últimas apresentações. Outro nome que poderia pleitear o posto de desafiante é Manel Kape, número 6 da divisão, que recentemente nocauteou Bruno Bulldog no UFC Tampa. Entretanto, o angolano teve seus planos frustrados por Dana White, que rejeitou seu pedido.

“Os rankings existem por uma razão. Se não o usarmos para resolver a divisão dos moscas, então os rankings não significam muito. Se vamos tirar caras da aposentadoria (para lutar), vi que o Henry Cejudo tem falado sobre isso, de voltar ao moscas. Ele não bate o peso (57 kg) há muito tempo e vem de derrotas. O mesmo se aplica para Deiveson Figueiredo, que vem de derrota para o Petr Yan e está lutando nos galos. Deixem os caras que realmente estão lutando nos moscas resolverem as coisas. Sei que tenho derrotas para alguns do top 5, mas o momento está ao meu favor. Sou o único que não lutou com o Pantoja, tirando o TUF. E não vejo outra luta fazendo sentido. Sei que o Pantoja tem falado sobre, dizendo que é a única luta que ele sente que faz sentido também e sei que o UFC adora história. Que melhor história que essa? Há oito anos lutamos no TUF e agora vamos fazer de novo”, justificou o neozelandês.

Aval do campeão

Para além da justificativa implementada pelo próprio para defender seu ponto de vista, Kai Kara-France conta com outro trunfo na corrida pela vaga de próximo desafiante ao título: o aval do campeão. Recentemente, após finalizar Kai Asakura na luta principal do UFC 310, Pantoja admitiu que, sem a chance de encarar Demetrious Johnson, aposentado, o confronto que “mais faz sentido” seria justamente contra o neozelandês. Quando mediram forças no TUF, em 2016, o atleta de Arraial do Cabo (RJ) levou a melhor na decisão unânime dos juízes.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026