Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

UFC

José Aldo encara teste de fogo por nova chance de disputa de título no UFC

Veterano do MMA, José Aldo segue em destaque no esporte. Aos 35 anos, o brasileiro, que iniciou sua caminhada na modalidade em 2004 e ganhou fama como um dos maiores da história na divisão dos penas (66 kg), permaneceu em alto nível e se consolidou como um dos tops do peso-galo (61 kg) do UFC. Tanto que, neste sábado (20), em Utah (EUA), o ‘Rei do Rio’ enfrenta o complicado Merab Dvalishvili, em luta que deve colocar o vencedor próximo de disputar o título da categoria. E, como possui uma trajetória de sucesso nas artes marciais mistas, o manauara, caso passe pelo rival, afirma que vai se tornar desafiante ao cinturão até 61 kg do Ultimate.

No entanto, a tarefa de Aldo não é das mais fáceis. Se o brasileiro está em boa fase no UFC, vindo de três vitórias seguidas no peso-galo, Merab, por sua vez, está embalado por sete triunfos consecutivos. E é justamente pela sequência positiva dos atletas que a imprensa especializada especula que o vencedor do embate lidere a corrida para definir o próximo desafiante ao título da categoria. Como se não bastasse a importância do duelo por si só, ele também representa um contraste de estilos.

De um lado, Aldo é dono de uma trocação técnica e de uma defesa de queda diferenciada no MMA. Do outro, Merab é uma máquina de cardio, incansável no wrestling e costuma colocar muita pressão no octógono. Outro ponto que torna o encontro válido pelo UFC 278 interessante é que se trata de um confronto de gerações. O brasileiro foi campeão dominante do peso-pena da companhia e chegou a disputar o título do peso-galo, enquanto o georgiano, de 31 anos, ainda busca feitos e tem como principal conquista o sexto lugar no ranking da divisão.

Ciente da grandeza do oponente, ‘The Machine’ não esconde sua admiração e respeito pelo mesmo e concorda que a experiência deste é um fator que não pode igualar. Já a lenda do esporte também reconhece que o adversário é duro, mas mostra confiança ao frisar que lida com rivais dos mais diversos tipos desde sempre. Sendo assim, para Aldo vencer a quarta luta seguida e, possivelmente, disputar o título do peso-galo do UFC pela segunda vez, vai ter que fazer de tudo para manter o combate em pé.

Para isso, o manauara precisa estar mais afiado do que nunca para impedir o ímpeto de Merab e, assim, frustrá-lo pouco a pouco. A expectativa de parte da comunidade do MMA para a luta entre os tops do peso-galo do UFC é alta e a tendência é que a batalha seja decidida pelos juízes laterais, após 15 minutos de ação. De qualquer forma, Aldo, mesmo com a idade avançada para praticar esportes de combate, segue competitivo e apto para encarar de igual para igual adversários iguais ao georgiano, que estão famintos e sonham em vencer veteranos como ele.

Confira o card completo do UFC 278:

Kamaru Usman vs Leon Edwards
Paulo ‘Borrachinha’ vs Luke Rockhold
José Aldo vs Merab Dvalishvili
Wu Yanan vs Lucie Pudilova
Tyson Pedro vs Harry Hunsucker
Marcin Tybura vs Alexander Romanov
Leonardo Santos vs Jared Gordon
Sean Woodson vs Luis Saldaña
AJ Fletcher vs Ange Loosa
Amir Albazi vs Francisco Figueiredo
Aori Qileng vs Jay Perrin
Daniel ‘Miojo’ vs Victor Altamirano

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC