Siga-nos
Pranay Dutt

UFC

Jogo mental! Adesanya repete penteado da primeira luta contra Whittaker: “Deja vu”

Em uma luta, existem diversos fatores, muitos deles intangíveis, que podem interferir e, até mesmo, influenciar diretamente no resultado final da mesma. No caso das revanches, esses elementos parecem se multiplicar exponencialmente, tendo em vista que os dois protagonistas do combate já se enfrentaram anteriormente. Por isso, muitos lutadores se apegam a pequenos detalhes, por mais tolos que possam parecer, em busca de uma potencial vantagem sobre o rival. Este parece ser o caso do campeão peso-médio (84 kg) do UFC Israel Adesanya.

Escalado para defender seu cinturão contra Robert Whittaker neste sábado (12), na luta principal do UFC 271, em Houston (EUA), o nigeriano buscou em um elemento simplório do seu visual, que remete à primeira disputa contra o australiano, a possível vantagem psicológica sobre o rival que pode ajudá-lo a definir a revanche a seu favor. Em conversa com a imprensa durante o media day do evento, ‘Izzy’ revelou que adotou novamente o mesmo corte de cabelo utilizado por ele na primeira luta contra Whittaker, disputada em 2019, para relembrar o adversário de sua superioridade naquele confronto vencido por ele.

Curiosamente, o australiano também parece ter sua própria estratégia para ganhar alguma vantagem para a revanche. De acordo com o próprio ex-campeão, até hoje, ele não reviu a primeira luta contra Adesanya, nem mesmo para estudar o rival. Na visão do nigeriano, assim como seu corte de cabelo, a decisão do oponente tem relação direta com a batalha mental travada por eles antes do confronto.

“É uma boa pergunta. Quais são os meus pensamentos sobre ele não ter revisto a última luta? Eu tenho certeza que os treinadores dele assistiram. Eu não assisto (a essa luta) há um tempo. A última vez que assisti foi em agosto, durante o lockdown na Nova Zelândia. Talvez eu tenha postado nos meus stories (no Instagram) que eu estava assistindo. O que eu acho disso? Bom para ele. Talvez seja uma coisa psicológica, ele não queira ver aquilo ser repetido inúmeras vezes na sua cabeça”, ponderou Adesanya, antes de comentar sobre sua própria estratégia para abalar o psicológico do rival.

“Mas tem uma razão para eu ter trazido o meu high-top fade (corte de cabelo) de volta. Eu tenho que lembrá-lo. Eu usei o lil caeser (outro tipo de corte de cabelo) por um tempo, para as lutas contra (Paulo) Costa e (Marvin) Vettori, mas eu trouxe o high-top fade só para lembrá-lo. Então, quando ele pisar do lado oposto a mim no cage: deja vu”, finalizou o campeão.

Israel Adesanya e Robert Whittaker se enfrentaram pela primeira vez em outubro de 2019. Na ocasião, o nigeriano saiu vencedor do duelo ao nocautear o rival e, consequentemente, conquistou o cinturão linear dos pesos-médios do UFC. Agora, com três defesas de título bem-sucedidas até então, ‘Izzy’ volta a encontrar o australiano – que venceu seus três últimos combates – dentro do octógono, desta vez na luta principal da edição 271, neste sábado, em Houston.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC