Siga-nos
Jéssica Andrade é uma das principais lutadoras da história do MMA
Jéssica Bate-Estaca encara Tatiana Suarez no UFC Nashville - Diego Ribas/Ag Fight

UFC

Jéssica Bate-Estaca tenta espantar má fase contra rival invicta no UFC Nashville

Ex-campeã peso-palha (52 kg), Jéssica Andrade não esconde de ninguém que sonha com uma oportunidade de recuperar o cinturão da categoria. Para isso, ‘Bate-Estaca’, que vem de duas derrotas, terá que superar um duro desafio neste sábado (5), quando medirá forças com a invicta Tatiana Suarez, no co-main event do UFC Nashville.

Além do wrestling de alto nível e a força física acima da média para a categoria, Suarez – dona de um cartel de nove vitórias e nenhuma derrota – possui considerável vantagem na altura e envergadura sobre a brasileira. Por outro lado, Jéssica Bate-Estaca – 5ª colocada no ranking peso-palha do UFC – conta com a potência nos golpes, talvez a maior da divisão.

Outro fator que pode influenciar no combate é o longo período de inatividade da americana, que ficou sem lutar entre junho de 2019 e fevereiro deste ano, em razão de uma grave lesão. No seu retorno ao octógono, com vitória por finalização sobre Montana De La Rosa, Tatiana Suarez ainda competiu no peso-mosca (57 kg), ou seja, este combate de sábado será seu primeiro na categoria até 52 kg em quatro anos.

Mudança na preparação

A fim de espantar a má fase, Jéssica promoveu uma mudança significativa na sua vida. Deixou os Estados Unidos, onde residiu pelos últimos anos, e voltou para o Brasil. A ex-campeã do UFC fez seu camp de preparação em São José dos Pinhais (PR), local onde a equipe PRVT abriu uma nova academia, onde a paranaense pôde ficar mais próxima de sua família.

Os treinos foram comandados por Bruno Ribeiro, sobrinho de Gilliard Paraná, líder da PRVT e treinador de longa data de Jéssica. O experiente profissional continua morando nos Estados Unidos e deixou o pupilo a cargo da missão de preparar a maior expoente de sua equipe. Praticamente da família também, a ex-campeã do UFC deposita toda sua confiança no jovem, de apenas 22 anos, mas, de acordo com ela, já bastante capacitado para a função de ‘head coach’.

Marca inédita na carreira pelo UFC

A luta co-principal do UFC Nashville ficará marcada também por um feito inédito na carreira de Jéssica Andrade na organização presidida por Dana White. Na companhia desde 2013, esta será a primeira vez em toda sua trajetória na liga em que a lutadora brasileira competirá ao menos quatro vezes na mesma temporada.

Nos três compromissos anteriores em 2023, Bate-Estaca deixou o octógono com uma vitória, sobre Lauren Murphy, em janeiro, e duas derrotas, para Erin Blanchfield e Yan Xiaonan, em fevereiro e maio. E como ainda estamos em agosto, não é impossível pensar que a ex-campeã engate mais um combate até o fim da temporada.

Mais dois representantes do Brasil no UFC Nashville

Liderado pelo confronto entre Cory Sandhagen e Rob Font, o UFC Nashville terá mais dois representantes do ‘Esquadrão Brasileiro’ entrando em ação no octógono neste sábado. O manauara radicado no México Diego Lopes encara Gavin Tucker no card principal, enquanto Raoni Barcelos busca recuperação diante de Kyler Phillips.

Card completo do UFC Nashville:

Cory Sandhagen vs Rob Font
Jéssica Bate-Estaca vs Tatiana Suarez
Dustin Jacoby vs Kennedy Nzechukwu
Diego Lopes vs Gavin Tucker
Tanner Boser vs Aleksa Camur
Ignacio Bahamondes vs Ludovit Klein
Kyler Phillips vs Raoni Barcelos
Jeremiah Wells vs Carlston Harris
Billy Quarantillo vs Damon Jackson
Cody Durden vs Jake Hadley
Sean Woodson vs Dennis Buzukja
Ode’ Osbourne vs Assu Almabayev

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC