Ilia Topuria realizou com sucesso sua primeira defesa de título no peso-pena (66 kg). Na luta principal do UFC 308, evento realizado no último sábado (26), em Abu Dhabi (EAU), o georgiano nocauteou Max Holloway no terceiro round e se tornou o primeiro atleta a levá-lo à lona. Mas o georgiano, mesmo com a vitória e um dos bônus de ‘Performance da Noite’, revelou que gostaria de ter saído do show com mais um prêmio: o cinturão ‘BMF’ (lutador mais durão da companhia).
Vale pontuar que o havaiano conquistou o cinturão simbólico do UFC em abril, quando nocauteou Justin Gaethje no último segundo do quinto e último round. Contudo, Holloway não colocou o título em jogo na disputa contra ‘El Matador’, ou seja, apesar da derrota, seguiu sendo o campeão ‘BMF’. Irritado, Topuria, na coletiva de imprensa pós-show, ressaltou não fazer sentido ‘Blessed’ ser dono do valioso objeto.
Tanto que ‘El Matador’, mesmo sem ter tal título simbólico, se intitulou o campeão ‘BMF’ por ter justamente vencido Holloway. Feliz com a importante vitória, o atleta se gabou e fez questão de lembrar que o veterano não ousou em fazer diante dele o movimento feito contra Gaethje de, no centro do octógono, apontar para o chão, chamando o adversário para trocar socos. Inclusive, Ilia que fez o ato na luta.
“Eu nunca entendi a razão de não colocarem o cinturão BMF em jogo. Deveria estar em jogo desde o primeiro dia. Mas ei, não querem tornar isso oficial? Vou oficializar sozinho. Sou o novo campeão BMF. Fiquei surpreso por ter apontado para o chão e ele não ter parado no centro do octógono. Ele começou essa bobagem. Você se autodenominou o touro. Quando você me desafiou, você disse, ‘Eu sou o touro e El Matador está correndo de mim’. Você nunca vê um touro fazendo isso. Isso me surpreendeu um pouco, então tive que mudar a estratégia. Mas, no final, consegui o nocaute”, declarou o atleta.
Registro de Topuria no MMA
Ilia Topuria, de 27 anos, se tornou campeão do peso-pena do UFC estando invicto na carreira. O georgiano iniciou sua trajetória no MMA em 2015 e estreou na companhia em 2020. No esporte, ‘El Matador’ disputou 16 lutas e venceu todas, sendo 14 pela via rápida (oito por finalização e seis por nocaute). Seus principais triunfos foram sobre Alexander Volkanovski, Bryce Mitchell, Josh Emmett e Max Holloway.