Com quase dez anos de serviços prestados ao UFC, Gerald Meerschaert nunca chegou perto de conquistar um título na organização. Porém, no último sábado (24), o veterano entrou para a história da entidade ao quebrar um recorde que pertencia anteriormente ao brasileiro Anderson Silva, ex-campeão peso-médio (84 kg) e Hall da Fama do Ultimate.
Na abertura do card principal do UFC Vegas 96, Meerschaert finalizou Edmen Shahbazyan e chegou a impressionantes 12 vitórias pela via rápida no octógono mais famoso do mundo. Com o feito, o americano deixou o ‘Spider’ para trás e agora lidera de forma isolada a lista de atletas com mais triunfos por finalização ou nocaute na história do peso-médio no Ultimate.
A vitória sobre Shahbazyan também coloca o veterano na terceira posição – empatado com o paulista Demian Maia – no ranking de maiores finalizadores da organização em todos os tempos. O americano agora possui 11 triunfos por finalização dentro do UFC, mesma marca do ex-lutador brasileiro.
História para contar aos filhos
Apesar do feito grandioso, especialmente ao ultrapassar um dos maiores lutadores de todos os tempos na lista de recordes do UFC, Meerschaert manteve a tranquilidade ao comentar sobre o assunto na coletiva de imprensa após o evento de sábado. Aos 36 anos e com planos de seguir competindo por mais algum tempo, o atleta indicou que deixará a comemoração para o futuro, quando se aposentar e puder contar aos filhos sobre a conquista.
“É legal de dizer. Não penso muito sobre isso agora. É meio que uma luta por vez. Eu gostaria de poder te dar uma resposta melhor, porque é uma coisa legal. É incrível só de ter meu nome na mesma frase que alguém como Anderson Silva ou Demian Maia. É incrível, mas eu tenho muita luta dentro de mim. Tenho muitas lutas a fazer. Quando eu pendurar as luvas, porém, essa vai ser uma coisa maneira de falar. É uma coisa legal de falar agora e quando eu me aposentar vai ser divertido contar aos meus filhos e vê-los não se importar”, brincou Gerald.
No UFC desde 2016, Gerald Meerschaert soma agora 12 vitórias – todas pela via rápida – e nove derrotas na principal organização de MMA do planeta. Já Anderson Silva possui uma carreira muito mais condecorada, além dos recordes que deixou quando se aposentou do MMA há quatro anos. Campeão indiscutível do peso-médio do Ultimate entre outubro de 2006 e julho de 2013, o ‘Spider’ é considerado por muitos como um dos ‘GOATs’ (maior de todos os tempos) do esporte.