A revanche entre Alex Poatan e Jiri Prochazka, que coloca em jogo o cinturão dos meio-pesados (93 kg), será responsável por liderar o UFC 303 na já tradicional ‘Semana Internacional da Luta’, em Las Vegas (EUA). Com um combate desta magnitude, era esperado que um profissional experiente fosse designado para ser o ‘terceiro homem’ dentro do octógono. E foi exatamente isso que aconteceu, com a confirmação de que Herb Dean será o responsável por mediar o confronto.
O veterano árbitro foi escalado durante a reunião mensal da Comissão Atlética do Estado de Nevada, nesta terça-feira (25), de acordo com o site ‘MMA Fighting’. No primeiro duelo entre Poatan e Prochazka, em novembro de 2023, no UFC 295, o responsável por mediar o duelo foi o também experiente Marc Goddard. À época, porém, o profissional foi criticado pelo atleta tcheco e parte dos fãs por supostamente ter interrompido o combate de forma precoce. Por conta da polêmica, era esperado que Marc fosse evitado na revanche entre os meio-pesados.
Árbitro do UFC 300
O nome de Herb Dean traz ótimas lembranças para Poatan. Afinal de contas, foi o árbitro que, ao lado do brasileiro, protagonizou um momento icônico em sua última apresentação, no UFC 300, em abril deste ano. Na ocasião, Alex foi atingido por um chute baixo de Jamahal Hill. Por conta da violação da regra, o juiz se aproximou dos atletas para interromper o confronto – mas foi surpreendido com a postura do striker paulista, que, sem tirar os olhos do oponente, sinalizou que estava bem e, momentos depois, nocauteou ‘Sweet Dreams’.
Quem é Herb Dean?
Atualmente com 53 anos, o ex-lutador Herb Dean possui duas décadas de experiência como árbitro de MMA. Além do UFC, o americano também atua em outros grandes eventos pelo mundo, como o ONE Championship, na Ásia, e é visto como um dos melhores profissionais de sua função em atividade, tendo vencido diversos prêmios durante sua carreira.