Siga-nos
Kelvin Gastelum perdeu para Sean Brady no UFC
Gastelum perdeu em seu retorno aos meio-médios do UFC - Louis Grasse/AgFight

UFC

Gastelum sofre com grappling de Brady e é finalizado em retorno aos meio-médios do UFC

Kelvin Gastelum venceu a balança, mas não o adversário em seu retorno aos meio-médios (77 kg). No UFC Austin, evento realizado neste sábado (2), no Texas (EUA), o atleta enfrentou Sean Brady e foi dominado, perdendo por finalização no terceiro round. O americano não competia na categoria desde 2015.

Sendo assim, Gastelum voltou a perder no UFC. Nas últimas quatro lutas que disputou pela companhia, o atleta foi derrotado em três. Por outro lado, Brady se recuperou da única derrota sofrida na carreira, em outubro de 2022. Dessa forma, o especialista em grappling defendeu a nona posição no ranking dos meio-médios da empresa.

Kelvin Gastelum, de 32 anos, é um veterano do UFC que pode atuar tanto nos meio-médios, quanto no peso-médio (84 kg). No MMA desde 2010, o vencedor do TUF 17 construiu um cartel composto por 17 vitórias, nove derrotas e um ‘no contest’ (sem resultado). Seus triunfos de maior destaque foram sobre Jake Ellenberger, Johny Hendricks, Michael Bisping, Nate Marquardt, Ronaldo ‘Jacaré’, Tim Kennedy e Uriah Hall.

A luta

Logo no início, Gastelum acertou Brady com dois golpes limpos. Sem se desesperar, Sean derrubou Kelvin e pegou suas costas. Calmo, Gastelum se livrou do controle do adversário. No entanto, o atleta foi surpreendido por Brady com um soco e uma queda. Seguro no grappling, Sean administrou a luta.

No segundo assalto, Brady aproveitou um descuido de Gastelum e o derrubou rapidamente. Por cima, Sean dominou o adversário e o golpeou de forma incessante. Na terceira parcial, Brady não perdeu o foco e derrubou Gastelum rapidamente. No solo, o atleta, superior no grappling, ‘pegou’ o braço do adversário e aplicou uma ‘kimura’. Na comemoração, o lutador fez um sinal de silêncio para seus críticos.

‘Neto BJJ’ vence batalha contra veterano

No UFC Austin, Joaquim Silva se recuperou da derrota sofrida em junho ao superar Clay Guida por decisão unânime. A luta começou movimentada, mas com os atletas lançando poucos golpes. Ciente da qualidade de Guida no wrestling, ‘Neto BJJ’ dosou a energia e esperou o momento certo para atacar. Agitado, ‘The Carpenter’ acertou o brasileiro com cruzados e chutes baixos. Aos poucos, Joaquim entrou no combate.

Em certo momento, ‘Neto BJJ’ abalou o veterano e aplicou uma sequência de potentes socos. Recuperado, Guida conseguiu quedar o adversário, mas não teve tempo para trabalhar as posições. No segundo assalto, ‘The Carpenter’ voltou tomando a iniciativa da luta e aplicou uma queda no brasileiro, porém não o controlou no solo. Em pé, ‘Neto BJJ’ quase nocauteou o americano com uma joelhada. Logo depois, Guida acertou um potente soco em Joaquim. Na sequência, o veterano defendeu uma guilhotina aplicada pelo oponente.

Guida insistiu em aplicar quedas em ‘Neto BJJ’, não deixando o mesmo confortável no octógono. A terceira e última parcial também foi intensa. Nela, o brasileiro tentou atacar mais. Focado, Joaquim levou perigo ao americano ao acertar um chute alto. Levando a pior na trocação, Guida buscou a queda, mas não conseguiu derrubar o oponente. Confiante, ‘Neto BJJ’ tentou finalizar o veterano novamente e, em pé, pontuou ao acertá-lo no rosto e no corpo. Após 15 minutos de ação, Joaquim levou a melhor por decisão unânime.

Resultados do UFC Austin:

Sean Brady finalizou Kelvin Gastelum no 3º round;

‘Neto BJJ’ venceu Clay Guida por decisão unânime;

Dustin Stoltzfus finalizou Punahele Soriano no 2º round;

Miesha Tate finalizou Julia Avila no 3º round;

Cody Brundage nocauteou Zach Reese no 1º round;

Drakkar Klose nocauteou Joe Solecki no 1º round;

Rodolfo ‘Trator’ nocauteou Ihor Potieria no 2º round;

Jared Gooden finalizou Wellington Turman no 2º round;

Veronica Hardy venceu Jamey-Lyn Horth por decisão dividida.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC