Rafael Fiziev amargou um revés um tanto quanto ingrato no UFC Vegas 79. Na luta principal do evento, realizado neste sábado (23), o atleta enfrentou Mateusz Gamrot, em importante duelo válido pelo peso-leve (70 kg), e sofreu uma lesão no octógono justamente quando foi atacar e desabou no cage. Como ‘Ataman’ não teve condição de continuar, o árbitro declarou ‘Gamer’ sendo o vencedor do combate via nocaute técnico.
Com a dura derrota, Fiziev vive o momento mais complicado em sua trajetória no UFC. Além da lesão, que pode afastá-lo do octógono por um tempo considerável, o atleta perdeu a segunda luta seguida e, assim, viu sua sexta posição no ranking do peso-leve da companhia ficar ameaçada.
Por outro lado, Gamrot comemorou o resultado e voltou a ganhar força no peso-leve, se consolidando na elite da divisão. Atualmente, o atleta é o sétimo colocado na tabela de classificação da categoria, mas, ao vencer Fiziev, deve ultrapassá-lo na próxima atualização do ranking.
A luta
O confronto começou tenso, com os lutadores se estudando. Em pé, Fiziev, especialista na trocação, tomou a iniciativa da luta, mas era cauteloso. Melhor grappler, Gamrot tentou aplicar a queda no adversário, mas não conseguiu derrubá-lo. Ao se defender, Fiziev voltou a apostar nos chutes. Por sua vez, Gamrot não se intimidou e o atacou com chutes e socos. Na parte final do primeiro round, Fiziev desestabilizou o oponente com um potente chute baixo. Como resposta, Gamrot insistiu em quedar o rival.
No segundo round, Gamrot conseguiu grudar em Fiziev, mas não causou dano. Com a luta de volta em pé, Fiziev se afastou de Gamrot, mas, quando foi atacar, viu o cotovelo do adversário pegar em seu pé e, em seguida, torceu o joelho. Imediatamente, o atleta caiu no octógono e o árbitro Herb Dean interrompeu o duelo, declarando Gamrot como vencedor por nocaute técnico, por conta da lesão.
Resultados do UFC Vegas 79:
Mateusz Gamrot nocauteou Rafael Fiziev no 2º round;
Bryce Mitchell venceu Dan Ige por decisão unânime;
Marina Rodriguez nocauteou Michelle Waterson-Gomez no 2º round;
Bryan Battle finalizou AJ Fletcher no 2º round;
Charles Jourdain finalizou Ricardo ‘Carcacinha’ no 1º round;
Miles Johns venceu Dan Argueta por decisão unânime;
Tim Means nocauteou André Fialho no 3º round;
Cody Brundage venceu Jacob Malkoun por desqualificação;
Mohammed Usman venceu Jake Collier por decisão unânime;
Mizuki Inoue venceu Hannah Goldy por decisão unânime;
Montserrat Rendon venceu Tamires Vidal por decisão dividida.