UFC

Fim da linha! Após derrotas e críticas, Jailton Malhadinho é dispensado pelo UFC

A trajetória de Jailton Almeida no maior evento de MMA do mundo chegou ao fim. Depois de sofrer com derrotas e críticas em suas mais recentes apresentações no octógono, ‘Malhadinho’ – que ocupava a 8ª posição no ranking peso-pesadofoi dispensado pelo UFC. A informação foi divulgada em primeira mão pelo perfil ‘Laerte Viana Na Área – MMA’ e confirmada pela equipe de reportagem da Ag Fight.

A notícia pegou de surpresa boa parte da comunidade do MMA, especialmente os fãs brasileiros que torciam pelo sucesso do atleta baiano. Afinal de contas, apesar de ter saído derrotado em suas duas últimas lutas com performances abaixo do esperado, Jailton Malhadinho somava, no total, oito vitórias e três reveses em sua passagem pelo Ultimate, além de uma posição consolidada no top 10 dos pesados.

O baiano, inclusive, iniciou sua caminhada no UFC de forma extremamente promissora, vencendo seus primeiros seis combates no octógono mais famoso do mundo, cinco deles pela via rápida. Esse retrospecto, por sinal, deixou Malhadinho bem próximo de garantir uma chance de disputar o cinturão peso-pesado da liga, mas tropeços diante de Curtis Blaydes e Alexander Volkov impediram o wrestler de alcançar o sonhado ‘title shot’.

Críticas pesaram contra?

Mais do que os resultados negativos recentes dentro do octógono, outro fator parece ter pesado contra sua permanência no UFC. Dono de um wrestling acima da média, Malhadinho sofreu duras críticas ao seu estilo de luta. Ao encarar rivais mais capacitados, o baiano da academia ‘Galpão da Luta’ passou a encontrar dificuldades para impor totalmente seu jogo e, quando conseguia levar seus adversários para o solo, era acusado de ‘travar’ a luta sendo, excessivamente cauteloso.

A falta de agressividade fez com que, até mesmo, Dana White, presidente do UFC, reclamasse publicamente da atuação de Jailton no combate contra Alexander Volkov, em outubro do ano passado. Na ocasião, o wrestler acabou sendo derrotado em uma controversa decisão dividida dos juízes. Em sua última apresentação, contra Rizvan Kuniev no UFC Vegas 113, no último sábado (7), Malhadinho também foi alvo de pesadas críticas direcionadas à sua performance contra o russo, que saiu com o braço levantado após 15 minutos de um confronto pouco movimentado e no qual o brasileiro não foi capaz de calar os ‘haters’.

Futuro

Agora, livre no mercado, resta saber qual será o próximo passo de Jailton Malhadinho em sua carreira. Atualmente, existem poucas opções de eventos considerados grandes no cenário internacional. A PFL (Professional Fighters League), que também vive momento conturbado em sua administração, com a saída recente dos seus principais dirigentes, aparece como uma possibilidade.

Outro ponto a ser decidido sobre o futuro do lutador baiano é em qual categoria ele dará continuidade à sua carreira. Isso porque, logo após a derrota para Rizvan Kuniev no UFC Vegas 113, no último sábado (7), o empresário de Malhadinho, Léo Pateira, anunciou que seu cliente migraria dos pesos-pesados para o meio-pesado (93 kg), divisão na qual já competiu no passado.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Lutador do UFC abre o jogo e revela batalha contra o vício: “Drogas e álcool”

Atual 12º colocado no ranking meio-médio (77 kg) do UFC, Geoff Neal faz parte do…

12/02/2026

Renato Moicano critica demissão de Jailton Malhadinho do UFC; veja

A demissão de Jailton Almeida do UFC segue repercutindo na comunidade do MMA, e Renato…

12/02/2026

Maurício Ruffy revela negociações em andamento e mira adversário do top 5 no UFC

Embalado por uma vitória marcante no UFC 325, Maurício Ruffy já começa a projetar seu…

12/02/2026

Islam Makhachev cobra definição do UFC: “Precisam me dar um novo alvo”

No topo do ranking peso-por-peso do UFC e atual campeão dos meio-médios (77 kg), Islam…

12/02/2026

Nicholas Meregali detona ‘haters’ que celebraram sua lesão: “Perdedores”

Em agosto de 2024, durante a disputa do ADCC (Abu Dhabi Combat Club), em Las…

12/02/2026

Após brilhar no Contender Series, Zé Delano tem estreia marcada no UFC Vegas 115

José Delano finalmente tem data para estrear no UFC. Depois de garantir seu contrato ao…

11/02/2026