Paul Felder aceitou enfrentar Rafael dos Anjos poucos dias antes da luta, em novembro do ano passado. A valentia lhe garantiu um novo contrato com o UFC e a expectativa dos fãs de que ele voltaria a competir em alto nível. No entanto, o atleta mudou de decisão e anunciou oficialmente neste sábado (22) sua aposentadoria.
Ao conversar com os jornalistas presentes no UFC Apex, Fleder descartou um possível interesse em aproveitar o momento de Charles ‘Do Bronx’, atual campeão dos pesos-leves (70 kg), e utilizar sua vitória sobre ele em 2017 para tentar chegar ao cinturão.
“Não, não vou fazer isso. ‘Eu te venci, e você não terá essa revanche, amigo (risos). Mas você é o campeão e merece muito. E seus dentes parecem incríveis (risos)’”, brincou o último lutador a vencer Do Bronx no octógono.
A notícia da aposentadoria de Felder foi transmitida durante o card do UFC Vegas 27, mas o próprio veterano de 37 anos conversou com a imprensa ao final do show e explicou seus motivos. O principal deles é a vontade de preservar seu corpo diante de todas as incertezas do esporte.
“Quando lutei com o Dos Anjos, senti aquele fogo de novo, voltei a ajudar meus amigos nos camps, treinar pesado. Aos poucos, fui voltando à rotina, vendo minha filha todo dia, fazendo minhas coisas… Olha, eu não vou chegar ao cinturão”, se resignou.
Sem ter o cinturão como um objetivo palpável, o atleta afirmou que era chegada a hora de pendurar as luvas, mesmo que com duas derrotas seguidas no octógono. Apesar de garantir que ainda está em forma e que poderia seguir competindo, Felder afirmou que não seria prudente de sua parte.
“Tenho um novo contrato e não cheguei a lutar. Isso é o quanto é difícil para mim. É quando você sabe que é a hora de parar. Eu nem negocia, depois da luta com o Dos Anjos, tinham três lutas no contrato e renovaram, e foi um bom contrato…”, deixou no ar o veterano, que se despede do esporte com um cartel profissional de 17 vitórias e seis derrotas.