Siga-nos
Rose Namajunas teve dificuldade para lidar com a força e com o tamanho de Manon Fiorot no UFC Paris
Namajunas perdeu para Fiorot no UFC Paris - José Prestes/AgFight

UFC

Ex-UFC culpabiliza Namajunas de sabotar a própria carreira com mudança de divisão

A estreia de Rose Namajunas nos moscas (57 kg) não saiu como esperado pelos fãs da ex-campeã peso-palha (52 kg) do Ultimate. Diante da francesa Manon Fiorot, no co-main event do UFC Paris, disputado no último sábado (2), ‘Thug’ foi superada pela atleta da casa na decisão unânime dos juízes e agora vive um dilema: voltar à sua divisão de origem ou permanecer na categoria até 57 kg? Para o ex-lutador Josh Thomson a resposta é clara.

Em recente episódio do podcast ‘Weighing In’, Thomson criticou a subida de categoria promovida por Namajunas. Para o ex-lutador do UFC, a americana teria sabotado sua própria carreira ao tomar essa decisão e deveria voltar atrás na ideia de atuar no peso-mosca a partir de agora.

“Eu achei que Fiorot era a lutadora maior e todos os golpes dela tinham muito mais impacto na Rose. Não sei se sou só eu, talvez não, eu sinto que Rose Namajunas está sabotando a carreira dela. Tipo, o que você está fazendo? Ela é tão talentosa e considerada uma das melhores na divisão até 52 kg. Por que você subiu (de categoria)? Talvez foi para uma luta. Espero que você desça de novo. Você poderia ser campeã novamente”, analisou o ex-lutador.

O veterano, ex-campeão do Strikeforce, ainda citou o aspecto mental como um possível responsável pela escolha, em sua opinião equivocada, de Namajunas na condução de sua carreira. Vale lembrar que a própria lutadora já admitiu no passado ter sofrido psicologicamente ao ter de lidar com a pressão do sucesso após conquistar o título peso-palha do UFC.

“Se você quer se motivar, permanecer motivada, sei lá. Eu só sinto como se ela estivesse sabotando a si mesma. Ela não sabe lidar com sucesso ou apenas não quer ter sucesso ao seu redor”, disparou Josh Thomson.

Mudança definitiva?

Apesar do conselho de Josh Thomson, a volta ao peso-palha não parece estar nos planos de Rose Namajunas. Antes de ser derrotada por Manon Fiorot no UFC Paris, a americana descartou retornar à categoria na qual se sagrou campeã em duas oportunidades, em 2017 e 2021. Resta saber se o revés sofrido na estreia pela divisão dos moscas pode fazer com que ‘Thug’ mude de ideia.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC