UFC

Ex-UFC critica Chimaev e refuta comparações com Khabib e Makhachev

A postura de Khamzat Chimaev após a grave falha na balança na pesagem do UFC 279, no último final de semana, deixou muita gente irritada com o lutador russo naturalizado sueco. O meio-médio (77 kg), que se apresentou quase 4 kg acima do limite da categoria e obrigou a organização a reformular as três lutas principais do card para manter o evento de pé, não demonstrou arrependimento e, inclusive, fez piada com o episódio. Esse comportamento foi motivo de reprovação por parte de boa parte da comunidade do MMA.

Um dos mais exaltados com a situação foi o ex-lutador do UFC Josh Thomson, que criticou ‘Borz’ e ainda refutou uma comparação frequentemente feita por fãs. Em vídeo publicado no canal ‘Weighin In Xtra’, no ‘Youtube’, o veterano reprovou a atitude de Chimaev e questionou seu real comprometimento com a categoria dos meio-médios, onde ocupa um lugar no top 3 do ranking. Apesar de ter sido a primeira falha na balança da carreira do russo, ‘The Punk’ afirmou que o prodígio do MMA precisará provar ser capaz de bater novamente o limite de 77 kg exigido pela divisão se quiser um dia disputar o cinturão.

“Eu só estou dizendo: Você (Chimaev) está desperdiçando o tempo de todo mundo lutando no 77 (kg) ou fingindo lutar no 77?”, disparou.

O ex-lutador ainda aproveitou a ocasião para tentar colocar fim a uma comparação que, costumeiramente, surge em algumas discussões no meio do MMA. Por ser um atleta oriundo da Rússia e ter como especialidade a luta agarrada, Chimaev é, frequentemente, apontado como uma espécie de ‘clone tamanho família’ de Khabib Nurmagomedov ou de Islam Makhachev, ambos pesos-leves (70 kg).

Para Josh Thomson, que foi companheiro de treinos dos dois lutadores do Daguestão na ‘American Kickboxing Academy’, tal comparação é descabida, apesar das similaridades na origem e nas principais armas dentro do cage dos três atletas. Como justificativa, o veterano aponta para o estilo de luta de cada um dentro do octógono, com Khabib e Islam sendo mais estratégicos, e Chimaev mais ousado e instintivo.

“Se você quiser falar sobre as comparações com Islam (Makhachev) e Khabib (Nurmagomedov), e como ele está relacionado a eles: eles são lutadores completamente diferentes. Chimaev é explosivo, luta de forma descuidada e displicente algumas vezes. Khabib e Islam não são desse jeito. Eles não lutam dessa forma. Khabib, às vezes, vai abaixar suas mãos, andar para frente. Ele lança grandes socos, mas tudo o leva para suas quedas e o que ele faz bem”, finalizou Josh Thomson.

Invicto no MMA, Khamzat Chimaev, de 28 anos, disputou seis lutas no UFC e venceu todas elas. O russo estreou pela organização em 2020 e suas vítimas nela foram: John Phillips, Rhys McKee, Gerald Meerschaert, Li Jingliang, Gilbert ‘Durinho’ e Kevin Holland, respectivamente. Atualmente, ‘Borz’ é dono do terceiro lugar no ranking da categoria dos meio-médios.

Matérias Recentes

Jake Paul se defende e nega que luta de boxe contra Mike Tyson foi manipulada

Realizada na última sexta-feira (15), no Texas (EUA), a midiática luta de boxe Jake Paul…

21/11/2024

Inativo há mais de um ano, Kron Gracie é escalado contra rival ranqueado no UFC 310

Nesta semana, o anúncio de um combate, no mínimo, inusitado surpreendeu parte dos fãs de…

21/11/2024

Valorizada! Gabriella Fernandes comemora renovação de contrato antes do UFC China

Os contratos oferecidos para os recém-chegados do Ultimate costumam ser fixos, com quatro lutas previstas.…

21/11/2024

Ex-campeão provoca Deiveson Figueiredo e esquenta clima para a luta principal do UFC China

Ex-campeão do peso-galo (61 kg), Petr Yan tratou de aumentar o hype para a luta…

21/11/2024

Chandler relembra derrota para Charles Do Bronx no UFC 309: “Maior dor que senti na vida”

No último sábado (16), em Nova York (EUA), Michael Chandler não foi nada feliz em…

21/11/2024

Tabatha Ricci revela conversas avançadas por disputa de título em caso de vitória no UFC China

Pouco menos de três meses após ter pisado no octógono do Ultimate pela última vez,…

21/11/2024