Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Ex-UFC critica Chimaev e refuta comparações com Khabib e Makhachev

A postura de Khamzat Chimaev após a grave falha na balança na pesagem do UFC 279, no último final de semana, deixou muita gente irritada com o lutador russo naturalizado sueco. O meio-médio (77 kg), que se apresentou quase 4 kg acima do limite da categoria e obrigou a organização a reformular as três lutas principais do card para manter o evento de pé, não demonstrou arrependimento e, inclusive, fez piada com o episódio. Esse comportamento foi motivo de reprovação por parte de boa parte da comunidade do MMA.

Um dos mais exaltados com a situação foi o ex-lutador do UFC Josh Thomson, que criticou ‘Borz’ e ainda refutou uma comparação frequentemente feita por fãs. Em vídeo publicado no canal ‘Weighin In Xtra’, no ‘Youtube’, o veterano reprovou a atitude de Chimaev e questionou seu real comprometimento com a categoria dos meio-médios, onde ocupa um lugar no top 3 do ranking. Apesar de ter sido a primeira falha na balança da carreira do russo, ‘The Punk’ afirmou que o prodígio do MMA precisará provar ser capaz de bater novamente o limite de 77 kg exigido pela divisão se quiser um dia disputar o cinturão.

“Eu só estou dizendo: Você (Chimaev) está desperdiçando o tempo de todo mundo lutando no 77 (kg) ou fingindo lutar no 77?”, disparou.

O ex-lutador ainda aproveitou a ocasião para tentar colocar fim a uma comparação que, costumeiramente, surge em algumas discussões no meio do MMA. Por ser um atleta oriundo da Rússia e ter como especialidade a luta agarrada, Chimaev é, frequentemente, apontado como uma espécie de ‘clone tamanho família’ de Khabib Nurmagomedov ou de Islam Makhachev, ambos pesos-leves (70 kg).

Para Josh Thomson, que foi companheiro de treinos dos dois lutadores do Daguestão na ‘American Kickboxing Academy’, tal comparação é descabida, apesar das similaridades na origem e nas principais armas dentro do cage dos três atletas. Como justificativa, o veterano aponta para o estilo de luta de cada um dentro do octógono, com Khabib e Islam sendo mais estratégicos, e Chimaev mais ousado e instintivo.

“Se você quiser falar sobre as comparações com Islam (Makhachev) e Khabib (Nurmagomedov), e como ele está relacionado a eles: eles são lutadores completamente diferentes. Chimaev é explosivo, luta de forma descuidada e displicente algumas vezes. Khabib e Islam não são desse jeito. Eles não lutam dessa forma. Khabib, às vezes, vai abaixar suas mãos, andar para frente. Ele lança grandes socos, mas tudo o leva para suas quedas e o que ele faz bem”, finalizou Josh Thomson.

Invicto no MMA, Khamzat Chimaev, de 28 anos, disputou seis lutas no UFC e venceu todas elas. O russo estreou pela organização em 2020 e suas vítimas nela foram: John Phillips, Rhys McKee, Gerald Meerschaert, Li Jingliang, Gilbert ‘Durinho’ e Kevin Holland, respectivamente. Atualmente, ‘Borz’ é dono do terceiro lugar no ranking da categoria dos meio-médios.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC