Siga-nos
Natassia del Fischer/PxImages

UFC

Ex-desafiante ao título do UFC, Joseph Benavidez anuncia aposentadoria do MMA

Joseph Benavidez, ex-desafiante do cinturão do peso-mosca (57 kg) do UFC e um dos grandes nomes da liga, decidiu dar um ponto final em sua carreira na modalidade. Após 36 lutas no MMA profissional, sendo 26 delas pelo Ultimate, o americano vai se aposentar do esporte. O próprio lutador confirmou a notícia ao site ‘MMA Fighting’

Em entrevista ao site americano, Benavidez admitiu que já tinha tomado essa decisão há um tempo e explicou o motivo de se retirar o esporte. Uma das justificativas para a decisão de pendurar as luvas oficialmente é que, com 37 anos, o americano admitiu que não receberia tão cedo uma chance de lutar pelo cinturão do UFC novamente.

“Já sei há um tempo (que iria parar de lutar). Sempre lutei para ser o melhor e também porque era divertido. Eu provavelmente sabia que minha última luta pelo título era minha última chance, então isso não iria acontecer mais para mim”, disse o atleta, emendando.

“Eu ainda sabia que poderia competir entre os cinco primeiros. Eu poderia vencer caras entre os cinco primeiros, os dez, mas uma das principais coisas é que muitos desses caras que estão chegando são matadores. Quando estreiam no UFC e eles tiram fotos comigo nos vestiários de trás e dizem: ‘Eu admiro você há tanto tempo, eu costumava sair da escola e assistir você no WEC com meu pai, eu admiro você’. Eu não quero lutar contra esses caras agora, eles esses assassinos. Não quero espancá-los ou deixar que me espanquem. Não havia mais lutas que seriam divertidas”, completou.

Em 2011, Joseph Benavidez estreou no Ultimate e engatou três vitórias seguidas, que o alçaram para lutar pelo cinturão inaugural do peso-mosca diante de Demetrious Johnson, em 2012. No entanto, o lutador foi derrotado pelo rival por decisão unânime dos jurados. Mais de um ano depois, o competidor teve mais uma oportunidade pelo título, novamente contra seu algoz. Dessa vez, acabou nocauteado no round inicial.

Em 2020, Benavidez foi para a sua terceira oportunidade para ser campeão do Ultimate, após conseguir três triunfos seguidos. O oponente dessa vez era o brasileiro Deiveson Figueiredo, pelo cinturão que estava sem dono desde Henry Cejudo abdicou do posto. No confronto, o atleta do Brasil nocauteou o americano, mas como não bateu o peso, não ficou com a coroa da categoria. Na revanche imediata pelo título vago, no mesmo ano, o ‘Deus da Guerra’ finalizou Joseph ainda no primeiro assalto e ficou com a cinta.

Com 37 anos, Joseph Benavidez se aposenta das artes marciais mistas com três derrotas seguidas no Ultimate. Além dos dois reveses para Deiveson Figueiredo, o americano foi derrotado por Askar Aksarov, em duelo que aconteceu em março deste ano, por pontos.

Mais em UFC