UFC

Ex-campeão, Vitor Belfort é induzido ao Hall da Fama do UFC

Vencedor do torneio peso-pesado da 12ª edição do Ultimate, ainda nos primórdios do evento, e ex-campeão meio-pesado (93 kg) da organização, o brasileiro Vitor Belfort foi induzido ao Hall da Fama do UFC. O anúncio da homenagem ao carioca foi feito neste sábado (10), durante a realização do UFC 315, em Montreal (CAN).

Agora, Belfort faz parte da ‘Ala Pioneiros’ do Hall da Fama do UFC. O seleto grupo, que homenageia os precursores do esporte, já contava com outros quatro representantes brasileiros: Royce Gracie, Rodrigo Minotauro, Anderson Silva e Wanderlei Silva.

Atualmente com 48 anos de idade, Belfort não faz uma aparição no MMA profissional desde maio de 2018, quando foi derrotado por Lyoto Machida, encerrando sua trajetória no Ultimate. Desde então, o veterano competiu apenas no boxe, em duas ocasiões.

Na primeira, em 2021, Vitor venceu a lenda da nobre arte Evander Holyfield, por nocaute, em um combate de exibição. Dois anos depois, foi a vez do também ex-atleta do UFC Ronaldo Jacaré sofrer com as mãos do ‘Fenômeno’, que saiu vitorioso do confronto profissional contra o compatriota.

Vitor Belfort no UFC

Prodígio do esporte, Vitor Belfort conquistou seu primeiro título no UFC logo aos 19 anos de idade. Em 1997, ainda no início de sua carreira como profissional, o ‘Fenômeno’ – como ficou conhecido – venceu o torneio peso-pesado da 12ª edição do Ultimate, com duas vitórias por nocaute técnico na mesma noite, sobre Tra Telligman e Scott Ferrozo.

Outro ponto alto da primeira passagem de Belfort pelo Ultimate foi sua vitória avassaladora sobre Wanderlei Silva, em 1998. Na ocasião, que marcou o primeiro evento promovido pelo UFC no Brasil, o carioca precisou de apenas 44 segundos para nocautear o rival curitibano com uma sequência impressionante de socos – um momento que é lembrado até os dias de hoje.

Depois de uma passagem pelo PRIDE, Vitor voltou ao Ultimate no começo dos anos 2000 e, em meio a um momento conturbado de sua vida pessoal, que envolvia o desaparecimento de sua irmã, Priscila. Mesmo assim, o brasileiro se superou e, dentro do octógono, conquistou o cinturão meio-pesado (93 kg) da organização, ao superar o então campeão Randy Couture por nocaute técnico, graças a uma interrupção médica, no UFC 46, em janeiro de 2004. Sete meses depois, porém, o americano levou a melhor na revanche e encerrou o reinado do carioca.

Alguns anos se passaram e, após mais um período afastado do octógono mais famoso do mundo, Belfort retornou para sua terceira e última passagem pelo UFC. Em quase uma década, entre 2009 e 2018, Vitor disputou os cinturões peso-médio (84 kg) – duas vezes – e meio-pesado, mas acabou perdendo nas três oportunidades, para Anderson Silva, Chris Weidman e Jon Jones. Mesmo sem conquistar nenhum título neste período, o ‘Fenômeno’ teve bons momentos, como as vitórias sobre Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson, todas por nocaute.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Matérias Recentes

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026