Realizado no último sábado (9), na Austrália, o UFC 293 contou com grandes lutas, mas também com momentos polêmicos protagonizados por dois atletas escalados para o evento. Durante a entrevista pós-luta, ainda no octógono, Manel Kape e Charles Radtke passaram do ponto e verbalizaram insultos homofóbicos nos seus discursos. A linguagem usada pelos atletas gerou enorme debate na comunidade do MMA e foi recriminada por muitos, entre eles Robert Whittaker.
Em recente episódio do podcast ‘MMA Arcade’, o ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC se mostrou contrariado com a postura de seus colegas de plantel e os repreendeu. Na visão de Whittaker, além dos insultos homofóbicos já não serem mais aceitáveis nos dias atuais, os lutadores do Ultimate deveriam se preocupar com o exemplo dado por eles, principalmente para a nova geração de fãs do esporte.
“Eles estavam dizendo palavras realmente de m***, preconceituosas e impróprias, coisas que você não pode dizer em 2024. Eu não sou de dizer a ninguém o que fazer. Só quero que todo mundo, todos os lutadores, você quer ser de verdade, seja de verdade, nós todos somos. Você quer ser de verdade com seus fãs e quer ser você, você não quer ser um chato ou algo do tipo. Mas apenas lembre que nós estamos sob os holofotes na frente de milhões de fãs, e desses milhões de fãs existem crianças, crianças influenciáveis, começando a assistir o UFC de todas as idades. Crianças realmente jovens assistindo. Dê um bom exemplo“, ponderou Whittaker.
A polêmica
Ainda no card preliminar, Charles competiu contra Mike Diamond que, apesar de não ser atleta da casa, contou com o apoio do público presente na arena do UFC 293. Desta forma, após derrotar o ‘favorito’ dos fãs, Radtke ouviu vaias quando foi conceder sua entrevista no octógono. Incomodado com o ambiente hostil, o americano rebateu: “F***-se vocês, seus v***”. Responsável por mediar a entrevista, Daniel Cormier rapidamente retirou o microfone do alcance do lutador.
Já no card principal, Kape não insultou os fãs, mas sim os companheiros de Kai Kara France na ‘City Kickboxing’. Depois de derrotar Felipe dos Santos no que viria a ser eleita a ‘Luta da Noite’, Manel voltou a alfinetar o peso-mosca (57 kg) neozelandês, que seria seu adversário original no card. Após se envolver em uma confusão com Israel Adesanya na coletiva pré-evento, o atleta português mirou novamente nos ‘amigos’ do rival: “Todos os seus parceiros de equipe são um bando de v***”. Novamente, Cormier interrompeu de forma imediata a entrevista após os insultos.