Siga-nos
Dana White é um dos destaques nas coletivas de imprensa do UFC
O presidente do UFC minimizou os casos durante a coletiva de imprensa - Louis Grasse/PxImages

UFC

Dana White comenta sobre insultos homofóbicos de lutadores no UFC 293: “Cometemos erros”

Por motivos distintos, Manel Kape e Charles Radtke passaram do ponto em suas entrevistas no octógono após vencerem no UFC 293 e verbalizaram insultos homofóbicos. A postura dos atletas no último sábado (9) não passou despercebida por fãs e jornalistas e foi tema da coletiva de imprensa após o evento com sede em Sydney (AUS). Ao ser questionado sobre o ocorrido, Dana White, presidente da companhia, deu seu parecer.

Como de costume, o cartola evitou entrar na polêmica e destacou que o UFC tende a não induzir nenhum tipo de comportamento ou retratação – prezando pelo ‘livre arbítrio’. Por outro lado, Dana exaltou a postura de Manel e Charles, que se desculparam publicamente por suas falas logo após o show.

“Acho que os caras ficam muito animados e cometem erros ruins. Radtke fez a mesma coisa. Vocês me conhecem, eu não vou até eles dizer: ‘É melhor vocês se desculparem’. Ele fez por conta própria (…) Nós cometemos erros. Não sou mais santo do que você, todos nós já estivemos em situações que cometemos erros. É como digo, o que importa é como você se recupera e reage a isso depois do erro. Ele se desculpou por sua própria vontade. Não pedimos nada. E o fato dele ter feito isso significa que ele realmente sente muito. Não faço ninguém se desculpar por nada. Você faz o que quer, são homens e mulheres adultos que podem dizer o que querem. Ele falou, voltou atrás, estava envergonhado e se desculpou. Tenho certeza que algumas pessoas vão aceitar a desculpa e outras não”, opinou Dana.

Relembre os casos

Ainda no card preliminar, Charles competiu contra Mike Diamond que, apesar de não ser atleta da casa, contou com o apoio do público presente na arena do UFC 293. Desta forma, após derrotar o ‘favorito’ dos fãs, Radtke ouviu vaias quando foi conceder sua entrevista no octógono. Incomodado com o ambiente hostil, o americano rebateu: “F***-se vocês, seus v***”. Responsável por mediar a entrevista, Daniel Cormier rapidamente retirou o microfone do alcance do lutador.

Já no card principal, Kape não insultou os fãs, mas sim os companheiros de Kai Kara France na ‘City Kickboxing’. Depois de derrotar Felipe dos Santos no que viria a ser eleita a ‘Luta da Noite’, Manel voltou a alfinetar o peso-mosca (57 kg) neozelandês, que seria seu adversário original no card. Após se envolver em uma confusão com Israel Adesanya na coletiva pré-evento, o atleta português mirou novamente nos ‘amigos’ do rival: “Todos os seus parceiros de equipe são um bando de v***”. Novamente, Cormier interrompeu de forma imediata a entrevista após os insultos.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC