UFC

Ex-campeã confirma aposentadoria após UFC 307: “Não quero sair de cadeira de rodas”

Primeira campeã peso-palha (52 kg) da história do Ultimate, Carla Esparza está pronta para dizer adeus ao MMA. Prestes a completar 37 anos de idade e recém-saída do parto do seu primeiro filho, a americana fará sua despedida neste sábado (5), no card do UFC 307, em Salt Lake City (EUA).

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play

Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, Esparza confirmou que a luta contra Tecia Pennington (Torres), neste sábado, será a última de sua carreira. Além de se dedicar integralmente à maternidade, a veterana citou o desgaste físico provocado pelos quase 15 anos de trajetória no MMA profissional para justificar sua decisão.

“Eu acho que (uma grande performance) seria a cereja do bolo – essa seria uma ótima forma de ir. Eu adoraria ganhar um bônus de Performance (da Noite) para a poupança de bolsa de estudos do Donovan. Não importa como a luta se desenrole, isso não muda o desfecho de eu estar pronta para seguir em frente de lutar. Eu ainda amo isso, mas é a hora. Chegou a hora de eu ser uma mãe, e pelo meu corpo. Ele teve muito desgaste ao longo dos anos. Estou pronta. Eu não quero sair desse esporte em uma cadeira de rodas ou em um andador“, afirmou Esparza.

Currículo de Carla Esparza

Atleta profissional do MMA desde 2010, Carla Esparza acumulou um cartel de 19 vitórias e sete derrotas. Dona de um wrestling de excelência, a americana conquistou o cinturão inaugural peso-palha em duas organizações: Invicta FC e UFC. No Ultimate, ‘Cookie Monster’ – como a veterana é conhecida – também venceu o ‘TUF 20’ e voltou a se sagrar campeã da divisão até 52 kg em maio de 2022, quase uma década depois de seu primeiro título na liga.

Matérias Recentes

Kayla Harrison exibe cicatriz no pescoço após cirurgia que a tirou do UFC 324; veja

Há pouco mais de duas semanas, a comunidade do MMA recebeu a notícia bombástica da…

30/01/2026

Sai Ortega, entra Nolan? Renato Moicano perde rival antes do UFC 326

Ao que tudo indica, Renato Moicano terá um novo adversário no UFC 326, dia 7…

29/01/2026

Maurício Ruffy exalta período de treinos com Volkanovski na Austrália: “Me sinto em casa”

Em outubro de 2025, Maurício Ruffy contemplou a possibilidade de buscar treinos fora da equipe…

29/01/2026

Stephanie Rondinha substitui Nicolle Caliari e encara estreante Carol Foro no UFC Seattle

Agendado para o dia 28 de março, o UFC Seattle ganhou um novo duelo 100%…

29/01/2026

Boxeadora e influencer, Jully Poca assina contrato com a empresa de Jake Paul

A boxeadora e 'influencer' Jully Poca é a mais nova contratada da 'Most Valuable Promotions',…

29/01/2026

Ex-campeão do UFC, Rafael dos Anjos passa por terceira cirurgia em 14 meses

Sem lutar desde outubro de 2024, quando foi derrotado por Geoff Neal após sofrer uma…

29/01/2026