UFC

Ex-campeã confirma aposentadoria após UFC 307: “Não quero sair de cadeira de rodas”

Primeira campeã peso-palha (52 kg) da história do Ultimate, Carla Esparza está pronta para dizer adeus ao MMA. Prestes a completar 37 anos de idade e recém-saída do parto do seu primeiro filho, a americana fará sua despedida neste sábado (5), no card do UFC 307, em Salt Lake City (EUA).

Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play

Em entrevista ao site ‘MMA Junkie’, Esparza confirmou que a luta contra Tecia Pennington (Torres), neste sábado, será a última de sua carreira. Além de se dedicar integralmente à maternidade, a veterana citou o desgaste físico provocado pelos quase 15 anos de trajetória no MMA profissional para justificar sua decisão.

“Eu acho que (uma grande performance) seria a cereja do bolo – essa seria uma ótima forma de ir. Eu adoraria ganhar um bônus de Performance (da Noite) para a poupança de bolsa de estudos do Donovan. Não importa como a luta se desenrole, isso não muda o desfecho de eu estar pronta para seguir em frente de lutar. Eu ainda amo isso, mas é a hora. Chegou a hora de eu ser uma mãe, e pelo meu corpo. Ele teve muito desgaste ao longo dos anos. Estou pronta. Eu não quero sair desse esporte em uma cadeira de rodas ou em um andador“, afirmou Esparza.

Currículo de Carla Esparza

Atleta profissional do MMA desde 2010, Carla Esparza acumulou um cartel de 19 vitórias e sete derrotas. Dona de um wrestling de excelência, a americana conquistou o cinturão inaugural peso-palha em duas organizações: Invicta FC e UFC. No Ultimate, ‘Cookie Monster’ – como a veterana é conhecida – também venceu o ‘TUF 20’ e voltou a se sagrar campeã da divisão até 52 kg em maio de 2022, quase uma década depois de seu primeiro título na liga.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025