Neste sábado (2), Thiago ‘Marreta’ e Johnny Walker prometem realizar um confronto épico pelos meio-pesados (93 kg). A dupla medirá forças no ‘main event’ do UFC Vegas 38, que acontece em Las Vegas (EUA), e, quem vencer, vai se aproximar de disputar o título da categoria, já que a mesma se encontra totalmente aberta. Os protagonistas do show vivem momentos distintos na carreira, mas ambos classificam o duelo como uma guerra.
De um lado, ‘Marreta’, de 36 anos, possui uma carreira condecorada no UFC, porém atravessa momento delicado em sua trajetória na organização. Apesar de ter disputado o cinturão dos meio-pesados contra Jon Jones, campeão na época, o veterano perdeu três lutas seguidas. Sendo assim, o atleta precisa voltar ao caminho das vitórias para não só provar seu valor como um dos melhores da categoria, como também prolongar sua história na companhia. Do outro, Walker, de 29 anos, vem embalado para o combate, justamente, porque encerrou a má fase, que durava dois confrontos. Inclusive, o profissional fez isso de forma dramática, já que sobreviveu aos ataques de Ryan Spann e o nocauteou na primeira chance que teve no duelo.
O embate entre brasileiros é bastante aguardado pelos fãs e ‘Marreta’ e Walker garantem que não vão aliviar no octógono, prometendo partir para o ataque desde o início. Até porque há muito em jogo na disputa. Atualmente, o veterano se encontra na quinta posição no ranking dos meio-pesados, enquanto que a promessa ocupa a décima posição na tabela de classificação. O ex-desafiante ao cinturão da categoria revelou que está recuperado das lesões que o atrapalharam em suas últimas aparições no UFC e que contou com a ajuda de parceiros de treino que emularam o estilo de luta do adversário. Já o profissional revelado no programa ‘Contender Series Brasil’ informou que seu ‘camp’ foi intenso e avisou que, se o oponente não estiver preparado, vai terminar com o combate de forma rápida, pois evoluiu em todos os aspectos do jogo.
Sobre o duelo em si, o encontro entre ‘Marreta’ e Walker coloca frente a frente dois strikers de estilos diferentes. O primeiro aposta em um estilo de luta tradicional, agressivo e o segundo se caracteriza pela constante movimentação, por utilizar golpes plásticos e pelas provocações aos adversários. Dessa forma, a expectativa de parte da comunidade do MMA é de que o embate envolvendo os brasileiros seja violento e termine antes dos 25 minutos programados, com um corpo estirado no chão.
Veterana no UFC, Bethe Correia se despede do MMA contra compatriota
Além de Thiago ‘Marreta’ e Johnny Walker, o UFC Vegas 38 conta com a presença de mais cinco brasileiros. Contudo, Bethe Correia merece uma menção honrosa. A veterana, de 37 anos, vai enfrentar Karol Rosa em sua luta de aposentadoria do esporte. Curiosamente, a atleta começou a ter problemas antes mesmo do duelo acontecer, pois não bateu o peso dos galos (61 kg) e, com isso, parte de sua bolsa foi para a adversária.
Apesar de Bethe ter história no peso-galo, já que chegou a disputar o cinturão da categoria contra Ronda Rousey, em 2015, uma parcela da comunidade do MMA aponta que o duelo com Karol, promessa da divisão, é um tanto quanto desequilibrado. O motivo de tal afirmação são as atuações das lutadoras no octógono.
A veterana perdeu três das últimas quatro lutas que disputou e sem oferecer tanta resistência. Já a jovem, de 25 anos e número 15 no ranking do UFC, venceu os três combates que realizou pela organização, sem sofrer tantos riscos. Com esse retrospecto, as casas de apostas indicam que a atleta da equipe ‘PRVT’ é favorita, mas não se pode descartar uma profissional que está disposta a encerrar sua trajetória no esporte pela porta da frente.
Confira o card completo do UFC Vegas 38:
Thiago ‘Marreta’ vs Johnny Walker
Kevin Holland vs Kyle Daukaus
Alex ‘Cowboy’ vs Niko Price
Misha Cirkunov vs Krzysztof Jotko
Alexander Hernandez vs Mike Breeden
Joe Solecki vs Jared Gordon
Antonina Shevchenko vs Casey O’Neill
Bethe Correia vs Karol Rosa
Jamie Mullarkey vs Devonte Smith
Douglas ‘D’Silva’ vs Gaetano Pirrello
Shanna Young vs Stephanie Egger
Alejandro Pérez vs Johnny Eduardo