Realizada nesta quinta-feira (7), a coletiva de imprensa do UFC 273 contou com a presença de alguns dos protagonistas do evento de sábado, entre eles o brasileiro Gilbert ‘Durinho’ e o russo naturalizado sueco Khamzat Chimaev, que se enfrentam no card principal do show, em um duelo de grande importância para a categoria dos meio-médios (77 kg). Depois de um início morno, com respostas protocolares, o clima entre os rivais de divisão esquentou e ambos passaram a trocar farpas.
Tudo começou quando Chimaev comentou sobre o encontro nos bastidores do hotel com ‘Durinho’ e disse não ter sentido força no aperto de mão do rival. O russo ainda cutucou o brasileiro ao afirmar que ele era muito baixo para a categoria dos meio-médios, além de prometer nocauteá-lo dentro de um minuto na peleja de sábado.
Em resposta, ‘Durinho’ zombou da dificuldade de Chimaev em se comunicar na língua inglesa e pediu para um tradutor acompanhá-lo durante a coletiva de imprensa, em tom sarcástico.
“Eu vou esmagar esse cara, vou nocauteá-lo em um minuto. Ele é um garoto muito pequeno, um garoto assustado. Eu pedi ontem para ele me mostrar sua força e ele não conseguiu, ele disse que me mostraria no sábado e deu as costas. Você é muito pequeno, tem que ir para outra divisão, talvez, eu não sei…”, disparou Chimaev.
“Bla bla bla. Eu não consigo te entender. Onde está o tradutor? Bla bla bla”, rebateu ‘Durinho’.
Mais adiante, ao serem novamente acionados pelos jornalistas presentes, os rivais voltaram a se provocar. Enquanto o russo alegou ser mais brasileiro do que seu oponente, claramente influenciado por seu treinador de jiu-jitsu, o faixa-preta tupiniquim Alan ‘Finfou’, ‘Durinho’ voltou a debochar da capacidade do atleta de origem chechena em se comunicar na língua inglesa.
“Eu vou matar esse cara. Eu tenho força nas minhas mãos. Eu não ligo para o que eu tenho que fazer, eu vou entrar no cage e esmagar esse cara. Não ligo. Se for no chão, eu vou quebrar a cara dele, se for em pé, eu vou nocauteá-lo. Não ligo. Esse cara não é do Brasil, eu sou mais brasileiro do que ele. Eu sou do (Morro) Cantagalo. Ele não é brasileiro. Ele fala inglês, ele não sabe falar português”, provocou Khamzat.
“Bla bla bla. Fala sério, irmão”, respondeu o atleta natural de Niterói (RJ).
Segundo colocado no ranking dos meio-médios do UFC, Gilbert ‘Durinho’ Burns encara Khamzat Chimaev, número 11 na lista, de olho em se reaproximar de uma nova oportunidade de lutar pelo título da categoria. Por sua vez, ‘Borz’ tentará provar diante do brasileiro que o ‘hype’ em torno de seu nome é justificado. Desde que estreou no Ultimate, em julho de 2020, o russo naturalizado sueco é tratado como uma potencial futura estrela da companhia, tanto por seu desempenho dentro do octógono, como por sua personalidade atrativa fora do cage.