Alexander Volkanovski segue sem saber o que é perder em lutas entre os pesos-penas (66 kg) como profissional de MMA. Na luta principal do UFC 290 deste sábado (8), o australiano unificou os títulos da categoria ao derrotar Yair Rodriguez, então campeão interino, via nocaute técnico no terceiro assalto.
Com seu jogo tradicional de ‘abafa’, Volkanovski anulou o estilo imprevisível do ‘El Pantera’ com suas quedas e ímpeto no ground and pound. Foi exatamente nesta posição, inclusive, que ‘The Great’ liquidou a fatura no terceiro round.
“Tenho que esperar o inesperado, todos sabem o quão perigoso ele é, estava com medo dessa trocação. Mas eu me preparei, sou o campeão, e ninguém vai me parar. Na hora que eu fui para cima e mudei de nível, sabia que era mais forte, mesmo ele sendo muito perigoso na trocação. Posso trocar contra os melhores e levá-los ao chão. Na semana que vem, estarei na academia de novo. Tenho algumas opções (para o futuro), preciso operar o braço, mas ainda quero lutar esse ano. Ainda quero esse cinturão peso-leve”
A luta
O início do combate foi de bastante estudo entre os lutadores. Ao tentar um chute, Rodriguez se expôs e Volkanovski aproveitou a brecha para aplicar uma queda. Por baixo, o mexicano conseguiu se levantar, mas foi prontamente levado ao solo novamente pelo australiano. Mesmo em desvantagem, ‘El Pantera’ conseguiu abrir um corte no campeão linear com uma cotovelada de baixo para cima.
No segundo round, Pantera abriu o arsenal de golpes de base no taekwondo e desferiu diversos chutes. Atento ao bom momento do rival, Volkanovski encurtou a distância e colocou o mexicano para baixo para trabalhar no ‘ground and pound’. Na sua área de dominância, ‘The Great’ aplicou uma saraivada de socos e cotoveladas em ‘El Pantera’ até o estouro do cronômetro.
O terceiro round, mais calmo, favoreceu o estilo de Rodriguez, que equilibrou as ações impondo seu ritmo na trocação, evitando as quedas do australiano. No entanto, em seu melhor momento na luta, Pantera foi surpreendido com um cruzado e recuou. Sentindo o bom momento, Volkanovski avançou e levou o mexicano ao solo e, com uma saraivada de golpes, fez o árbitro interromper o confronto.
Confira todos os resultados do UFC 290:
Alexander Volkanovski venceu Yair Rodriguez por nocaute técnico no terceiro round
Alexandre Pantoja venceu Brandon Moreno por decisão dividida dos juízes
Dricus du Plessis venceu Robert Whittaker por nocaute técnico no segundo round
Dan Hooker venceu Jalin Turner por decisão dividida
Bo Nickal venceu Val Woodburn por nocaute no primeiro round
Robbie Lawler venceu Niko Price por nocaute no primeiro round
Tatsuro Taira venceu Edgar Cháirez por decisão unânime
Denise Gomes venceu Yazmin Jauregui por nocaute no primeiro round
Alonzo Menifield venceu Jimmy Crute por finalização no segundo round
Vitor Petrino venceu Marcin Prachnio por finalização no terceiro round
Cameron Saaiman venceu Terrence Mitchell por nocaute técnico no primeiro round
Jesus Santos Aguilar venceu Shannon Ross por nocaute no primeiro round
Esteban Ribovics venceu Kamuela Kirk por decisão unânime