Em novembro de 2022, Carla Esparza foi finalizada por Weili Zhang e perdeu o cinturão peso-palha (52 kg) do UFC. Após a derrota, a americana decidiu se afastar do esporte para realizar o sonho de ser mãe – concretizado em setembro de 2023, com o nascimento do pequeno Donovan. O longo período de inatividade do MMA profissional fez com que a ex-campeã perdesse sua vaga no ranking da categoria e os fãs levantaram a possibilidade de uma eventual aposentadoria do esporte. O cenário foi confirmado pela própria que, nesta sexta-feira (2), revelou que fará uma ‘luta de despedida’.
Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), ‘Cookie Monster’, como é conhecida, anunciou que entrará em ação pela última vez no dia 5 de outubro, na edição do UFC 307, em Salt Lake City (USA). Na oportunidade, Esparza, de 36 anos, vai medir forças com outra veterana e pioneira do MMA feminino, Tecia Pennington, de 34 – que, curiosamente, também se afastou recentemente da modalidade para realizar o sonho de ser mãe.
“Anúncio de luta de aposentadoria! Vou pisar no octógono do UFC pela última vez no sábado, dia 5 de outubro. Depois de quase 15 anos como profissional, lutando contra as melhores entre as melhores, sinto que chegou a hora de pendurar minhas luvas. Esta escolha é feita pelo meu corpo e pela minha família. Mais de 20 anos praticando esportes de combate cobram seu preço. Eu queria dar aos meus fãs que nunca estiveram lá para me assistir ao vivo, uma última oportunidade. É agridoce deixar este esporte que tanto amo, mas estou feliz por fazê-lo nos meus próprios termos”, declarou Carla.
Pioneira da modalidade
Além de chegar ao topo do esporte se tornando campeã peso-palha do UFC em duas oportunidades distintas, Esparza também teve papel fundamental como pioneira do MMA feminino. Afinal de contas, a americana começou a competir profissionalmente em 2010 – época em que mulheres ainda eram proibidas de lutar no Ultimate. Com uma carreira sólida, a wrestler soma um cartel de 19 vitórias e sete derrotas.