UFC

Deiveson Figueiredo perde para Petr Yan luta principal do UFC Macau e se afasta da disputa pelo cinturão

O grande momento vivido por Deiveson Figueiredo no peso-galo (61 kg) chegou ao fim. Neste sábado (23), na luta principal do UFC Macau, o brasileiro enfrentou Petr Yan e protagonizou uma verdadeira batalha. Depois de cinco rounds movimentados na China, o ex-campeão do peso-mosca (57 kg) da companhia perdeu para antigo detentor do título da categoria até 61 kg por decisão unânime.

Com o duro resultado, Deiveson se afastou da tão sonhada disputa pelo cinturão do peso-galo. E mais, o brasileiro, que estava embalado por três vitórias seguidas, perdeu a invencibilidade na categoria. Por outro lado, Yan emplacou o segundo triunfo consecutivo, defendendo o terceiro lugar no ranking da divisão.

Deiveson Figueiredo, de 36 anos, é um dos grandes lutadores da história do peso-mosca, sendo bicampeão da categoria no UFC. Atualmente, o brasileiro é o quinto colocado no ranking do peso-galo da companhia. No MMA desde 2012, o atleta construiu um cartel composto por 24 vitórias, quatro derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Alexandre Pantoja, Brandon Moreno, Cody Garbrandt, Joseph Benavidez (duas vezes), Marlon Vera, Rob Font e Tim Elliott.

A luta

Ciente da qualidade do russo na trocação, Deiveson iniciou o combate aplicando uma queda no mesmo. Sem se desesperar, Yan se defendeu e reverteu a posição, ficando por cima do brasileiro. No ground and pound, o russo distribuiu socos e cotoveladas em ‘Daico’.

No segundo round, Yan apostou nos chutes e pisões no joelho para afetar a movimentação do brasileiro. Cauteloso, Deiveson esperou o momento certo para atacar. Especialista na trocação, o russo seguiu distribuindo chutes. O brasileiro tentou levar a luta para o solo, mas não conseguiu. De todo modo, Daico incomodou o adversário ao acertar um chute e um soco. Sem se abalar, Yan voltou a levar perigo ao brasileiro na trocação. Em resposta, Deiveson acertou um direto no oponente. No final, Yan surpreendeu o brasileiro com uma queda.

No terceiro assalto, Deiveson conseguiu a queda, mas não controlou o russo no chão. Em pé, Yan acertou um upper em cheio no rosto do brasileiro, que desabou imediatamente. Contudo, o russo não aproveitou o momento. Deiveson se recuperou do susto, mas foi mais atacado do que atacou. Afiado em pé, Yan aplicou uma dura sequência de socos no brasileiro.

Na quarta parcial, Yan começou levando perigo ao brasileiro. Em seguida, Deiveson acertou um belo chute na linha de cintura o russo. Daico também buscou a luta agarrada e levou o adversário para a grade, mas não teve sucesso em derrubá-lo. Em pé, Yan acertou um upper e um chute alto no brasileiro. Novamente, o russo aplicou um upper limpo em Daico. O brasileiro também acertou socos no adversário e o abalou na reta final. Em resposta, Yan aplicou uma joelhada voadora no oponente.

No último round, Yan acertou uma sequência de socos no brasileiro. Deiveson respondeu com uma cotovelada e um direto. Mais rápido e menos cansado, o russo aplicou uma bela cotovelada rodada no adversário. Por sua vez, o brasileiro respondeu da mesma forma, mas sem tanto impacto. Em seguida, Yan acertou um direto limpo no rosto de Daico e um chute plástico. Em seguida, Deiveson aplicou dois poderosos socos no russo e aplicou uma queda, mas não o controlou no solo. Nos segundos finais, Yan acertou um potente chute no brasileiro.

Resultados do UFC China:

Petr Yan venceu Deiveson Figueiredo por decisão unânime;

Yan Xiaonan venceu Tabatha Ricci por decisão unânime;

Muslim Salikhov nocauteou Song Kenan no 1º round;

Gabriella Fernandes finalizou Wang Cong no 2º round;

Carlos Ulberg venceu Volkan Oezdemir por decisão unânime;

Zhang Mingyang nocauteou Ozzy Diaz no 1º round;

You Su-young venceu Baergeng Jieleyisi por decisão unânime;

Choi Dong-hun nocauteou Kiru Singh Sahota no 1º round;

Shi Ming nocauteou Feng Xiaocan no 3º round;

Carlos Hernandez venceu Nyamjargal Tumendemberel por decisão dividida;

Lone’er Kavanagh venceu Jose Ochoa por decisão unânime;

Xiao Long nocauteou Quang Le no 3º round;

Nikolas Motta venceu Maheshate Hayisaer por decisão unânime.

Matérias Recentes

Alex Poatan treina jiu-jitsu com os filhos na noite de Natal; veja

Na atual temporada, Alex Pereira brilhou no UFC e também impressionou por não conseguir ficar…

25/12/2024

Imparável! Aos 47 anos, Werdum anuncia retorno aos esportes de combate em abril

Veterano dos esportes de combate, Fabrício Werdum está longe de se aposentar. Sem competir desde…

25/12/2024

Que presente! Promessa brasileira ganha contrato com o UFC no Natal; veja

Alice Pereira viveu um momento profissional que dificilmente irá esquecer. Promessa do MMA, a brasileira,…

25/12/2024

Alegria, paz e saúde! Confira como foi o Natal da comunidade do MMA

A reta final de dezembro é uma das poucas janelas em que os eventos de…

25/12/2024

Parceiro de treino de Makhachev provoca Borrachinha e mira luta no UFC

Ao que parece, Paulo Costa ganhou um novo rival no Ultimate. Ikram Aliskerov se prepara…

25/12/2024

Ngannou minimiza chance de realizar superluta contra Jon Jones

Em outubro, na Arábia Saudita, Francis Ngannou brilhou em sua estreia na PFL ao nocautear…

25/12/2024