Neste sábado (20), em Utah (EUA), Kamaru Usman possui importante compromisso no UFC e vai ainda mais motivado para o octógono, depois de receber um incentivo de Dana White. Na edição de número 278, o campeão dos meio-médios (77 kg) encara Leon Edwards e tem como objetivo não só defender o título da categoria pela sexta vez, como também se tornar o melhor lutador da história dela. Para parte da comunidade do MMA, Georges St-Pierre é quem ocupa o topo da divisão, mas, segundo o líder do Ultimate, o nigeriano merece tal status.
Ao participar do programa ‘The Jim Rome Show’, Dana não ficou em cima do muro ao apontar que Usman já deixou ‘GSP’ para trás, ou seja, o promotor de eventos cravou que o atual campeão dos meio-médios do UFC superou o antigo rei da categoria como melhor lutador da história dela. Vale pontuar que o próprio Kamaru ainda trata o canadense como uma referência em termos de legado.
A curiosidade é que ‘GSP’, aposentado, segue como lutador com mais vitórias (19), com maior número de triunfos em disputas de cinturão (12) na história dos meio-médios e, ao todo, possui nove defesas de título. Já Usman, que derrotou cinco desafiantes como campeão da categoria, só ultrapassou o veterano na quantidade de resultados positivos em sequência na divisão (15). Mesmo assim, Dana defendeu a ideia de que os sucessos de Kamaru foram mais impressionantes do que os de St-Pierre e diante de adversários de maior gabarito.
“Veja o que Usman fez. Ele nunca perdeu aqui. Ele está dando volta nos caras dessa divisão, está a caminho do status de GOAT. O cara vai estar na conversa. Neste sábado, se vencer, ele quebra o recorde de Anderson Silva de defesas consecutivas de título e depois já foi falado junto de Jon Jones, Anderson Silva, GSP. Ele é definitivamente o maior meio-médio de todos os tempos. Não há dúvida sobre isso. Se você olhar apenas para a competição que ele lutou, venceu, defendeu o título contra e está quebrando o recorde. Ele é o maior meio-médio de todos os tempos. Depois de sábado, você começa a falar sobre ele ser um dos maiores de todos os tempos do esporte”, declarou o cartola.
Kamaru Usman, de 35 anos, é um dos lutadores mais temidos do MMA. O nigeriano estreou pelo UFC em 2015, disputou 15 lutas e venceu todas. Em 2019, o atleta conquistou o título dos meio-médios. Atualmente, ‘The Nigerian Nightmare’ se encontra no topo do ranking da categoria e no de peso-por-peso da organização. Seus principais triunfos foram sobre Colby Covington (duas vezes), Demian Maia, Gilbert ‘Durinho’, Leon Edwards, Jorge Masvidal (duas vezes), Rafael dos Anjos, Sean Strickland e Tyron Woodley.