No último dia 24 de outubro, Khabib Nurmagomedov pegou de surpresa grande parte da comunidade das lutas ao colocar as luvas no centro do octógono e anunciar sua aposentadoria, logo após derrotar Justin Gaethje na luta principal do UFC 254. No entanto, o espanto durou pouco e não demorou para que se iniciasse uma disputa entre os atletas da categoria por uma chance de se tornar o novo campeão dos pesos-leves (70 kg). Porém, de acordo com Dana White, presidente do Ultimate, o título não está vago.
Em entrevista coletiva após o UFC Las Vegas 12, o dirigente fez questão de deixar claro que o russo permanece como campeão dos pesos-leves da entidade e que as portas estão abertas para que ele repense a aposentadoria e retorne aos octógonos. Vale lembrar que, após a morte de seu pai, Khabib alegou ter feito uma promessa à sua mãe de que o duelo contra Gaethje seria o último de sua carreira e que, após este combate, não lutaria mais.
“Ele ainda é o campeão. Não há nenhum título vago agora, ou nenhuma disputa de título interino acontecendo. Ele é o campeão e vamos dar algum tempo para descobrir o que ele quer fazer… Estou com uma boa sensação (sobre isso). Ele disse que ia falar com a mãe”, declarou Dana White.
Ao anunciar sua aposentadoria, o russo citou a morte de Abdulmanap como o principal fator em sua decisão. O pai do atleta faleceu em julho deste ano, em decorrência de complicações da COVID-19 e, segundo Khabib, ele não conseguiria pisar mais uma vez no octógono sem a presença de seu maior incentivador. No entanto, o dirigente do Ultimate demonstrou confiança no retorno do campeão justamente para honrar um sonho de seu pai.
“Bem, ele não disse que lutaria, mas também não disse que não. Ele está considerando o 30-0. O pai dele queria e eu acho que ele estava super emocionado. (Ele) teve caxumba, sarampo ou o que quer que seja, dedo do pé quebrado, treinou em uma bicicleta ergométrica para aquela luta, e então entrou e lutou e ficou muito emocionado”, finalizou.
Em sua última luta, Khabib Nurmagomedov defendeu seu cinturão peso-leve com sucesso pela terceira vez, ao finalizar Justin Gaethje no segundo round da luta principal do UFC 254, realizado em Abu Dhabi (EAU). Caso confirme a sua aposentadoria, o russo deixa o esporte aos 32 anos, com um cartel de 29 vitórias e nenhuma derrota.