Insatisfeito com o critério adotado dos responsáveis pela classificação dos atletas nos rankings do UFC, Dana White parece realmente disposto a fazer uma mudança significativa no sistema de avaliação dos lutadores. Prova disso é que o presidente do Ultimate tem procurado, até mesmo, ajuda externa para tentar solucionar o que ele julga ser um dos grandes problemas da organização na atualidade.
Em entrevista à ‘TNT Sports’, Dana revelou que se reuniu com o empresário do ramo de tecnologia Mark Zuckerberg recentemente, a fim de se informar melhor sobre a possibilidade de utilizar a Inteligência Artificial (IA) na elaboração dos rankings do UFC. Esta, inclusive, não é a primeira vez que o dirigente cogita recorrer à ferramenta, que substituiria os seres humanos na função.
Vale lembrar que o atual método de classificação de atletas do Ultimate via ranking é feito baseado na opinião de jornalistas especializados previamente definidos. A participação humana no processo, por sinal, é vista por Dana como um empecilho para uma avaliação justa e isenta dos atletas da entidade, uma vez que o dirigente entende que é impossível para um indivíduo se manter imparcial na hora de julgar, seja ele funcionário do UFC ou não.
“Nós literalmente tivemos reuniões nessa semana para trabalhar nisso. Eu realmente conversei com Mark Zuckerberg também, sobre IA. Então, sim, eu vou consertar os rankings. Nós vamos fazer muitos movimentos fortes aqui entrando em 2025″, afirmou Dana White.
Mark Zuckerberg e UFC
A procura de Dana White por Mark Zuckerberg se explica pela relação amigável existente entre o bilionário e a principal organização de MMA do mundo. Praticante de jiu-jitsu e entusiasta dos esportes de combate, o fundador do Facebook já treinou com ex-campeões da liga, serviu como corner de Alexander Volkanovski e, até mesmo, alugou o Apex para assistir ‘in loco’ o UFC Vegas 61 apenas com seus convidados.
O homem de negócios norte-americano já teve inclusive seu nome especulado em uma possível luta. Desafiado pelo rival no mundo da tecnologia Elon Musk, Mark Zuckerberg chegou a aceitar enfrentar o sul-africano dono do ‘X’ e da ‘Tesla’, mas o confronto entre bilionários nunca saiu do papel, apesar do interesse do presidente do UFC, Dana White, em promover o embate.