UFC

Dana coloca Deiveson vs Kape no UFC 290 em xeque e se irrita com brasileiro

A novela sobre o primeiro compromisso de Deiveson Figueiredo no octógono após perder seu título dos pesos-moscas (57 kg) para Brandon Moreno em janeiro deste ano, na edição do Ultimate realizada no Rio de Janeiro (RJ), ganhou mais um capítulo no sábado (13). Durante a coletiva de imprensa pós-UFC Charlotte, Dana White – questionado sobre o assunto – se mostrou confuso e irritado com a indecisão demonstrada pelo ‘Deus da Guerra’ em relação à sua próxima luta.

Após perder o cinturão até 57 kg, Deiveson sinalizou com uma provável subida de categoria para o peso-galo (61 kg). Porém, há cerca de um mês, o brasileiro viu uma possível luta contra Manel Kape, no UFC 290, no dia 8 de julho, ainda pelos moscas, ser ventilada pela imprensa. Alguns dias depois, entretanto, o ex-campeão descartou o confronto – em entrevista ao podcast ‘Trocação Franca’ -, citando a lesão no olho sofrida no combate contra Moreno em janeiro como principal empecilho.

Surpreendentemente, mesmo depois dessa declaração, o UFC oficializou – na última quarta-feira (10) – o confronto entre Figueiredo e Manel Kape para a edição 290. Tudo isso para, neste sábado, Dana White, presidente da liga, revelar que o brasileiro teria mudado novamente de ideia e decidido mudar de divisão realmente, o que deve inviabilizar o confronto entre o paraense e o lutador angolano.

“Essa é uma p*** de uma ótima pergunta! Então: ‘Sim. Aí ele diz para algum cara não. Depois eu ouvi novamente sim ontem. E agora ele acabou de me dizer que ele vai subir de peso’. Quem diabos sabe? Essa é a maluquice com a qual nós temos que lidar diariamente por aqui”, disparou o presidente do UFC.

Deiveson Figueiredo no peso-mosca do UFC

Depois de chegar ao peso-mosca do UFC em 2017, em uma divisão que convivia constantemente com o risco de ser extinta, Deiveson Figueiredo se tornou peça fundamental para o crescimento e manutenção da categoria no principal evento de MMA do mundo. Com um estilo empolgante de lutar e grandes vitórias, o ‘Deus da Guerra’ chegou ao cinturão até 57 kg do Ultimate em 2020 e parecia que o manteria enquanto conseguisse sobreviver ao desgastante corte de peso, o qual já dava sinais de ser talvez seu grande adversário na manutenção do reinado.

Após sua primeira defesa bem-sucedida, contra Alex Perez, Deiveson encontrou o lutador que viria a ser seu maior rival da carreira pela frente: Brandon Moreno. Contra o mexicano, o paraense disputou quatro lutas seguidas, com um empate, uma vitória e duas derrotas, a última delas, no UFC Rio, em janeiro, responsável por encerrar seu reinado no peso-mosca e dar início às especulações sobre sua possível subida para os galos.

Matérias Recentes

Presidente do UFC, Dana White participa da ‘Fritada’ de Tom Brady; entenda

Um dia depois da realização do UFC Rio, que não contou com sua presença, Dana…

06/05/2024

José Aldo admite torcer por furada de fila nos galos para lutar pelo cinturão

Em 2022, José Aldo anunciou sua aposentadoria do MMA, mas tratou de retornar ao esporte…

06/05/2024

Caio Borralho planeja pausa para recuperar lesão e mira retorno ao UFC na Esfera

Atual 14º colocado no ranking dos médios (84 kg), Caio Borralho conquistou mais uma vitória…

06/05/2024

Pantoja faz mistério sobre próximo desafiante ao título e mira superluta com O’Malley

No último sábado (4), no Rio de Janeiro, Alexandre Pantoja fez a alegria dos fãs…

06/05/2024

Maldição? Borrachinha ostenta marca preocupante para Makhachev antes do UFC 302

Passado o UFC Rio, realizado no último sábado (4), na 'Cidade Maravilhosa', boa parte da…

06/05/2024

Ex-campeão do UFC minimiza vitória de Pantoja: “Não achei o melhor lutador”

Ex-campeão do peso-mosca (57 kg) do UFC, Demetrious Johnson não ficou impressionado com o desempenho…

06/05/2024