UFC

Dana coloca Deiveson vs Kape no UFC 290 em xeque e se irrita com brasileiro

A novela sobre o primeiro compromisso de Deiveson Figueiredo no octógono após perder seu título dos pesos-moscas (57 kg) para Brandon Moreno em janeiro deste ano, na edição do Ultimate realizada no Rio de Janeiro (RJ), ganhou mais um capítulo no sábado (13). Durante a coletiva de imprensa pós-UFC Charlotte, Dana White – questionado sobre o assunto – se mostrou confuso e irritado com a indecisão demonstrada pelo ‘Deus da Guerra’ em relação à sua próxima luta.

Após perder o cinturão até 57 kg, Deiveson sinalizou com uma provável subida de categoria para o peso-galo (61 kg). Porém, há cerca de um mês, o brasileiro viu uma possível luta contra Manel Kape, no UFC 290, no dia 8 de julho, ainda pelos moscas, ser ventilada pela imprensa. Alguns dias depois, entretanto, o ex-campeão descartou o confronto – em entrevista ao podcast ‘Trocação Franca’ -, citando a lesão no olho sofrida no combate contra Moreno em janeiro como principal empecilho.

Surpreendentemente, mesmo depois dessa declaração, o UFC oficializou – na última quarta-feira (10) – o confronto entre Figueiredo e Manel Kape para a edição 290. Tudo isso para, neste sábado, Dana White, presidente da liga, revelar que o brasileiro teria mudado novamente de ideia e decidido mudar de divisão realmente, o que deve inviabilizar o confronto entre o paraense e o lutador angolano.

“Essa é uma p*** de uma ótima pergunta! Então: ‘Sim. Aí ele diz para algum cara não. Depois eu ouvi novamente sim ontem. E agora ele acabou de me dizer que ele vai subir de peso’. Quem diabos sabe? Essa é a maluquice com a qual nós temos que lidar diariamente por aqui”, disparou o presidente do UFC.

Deiveson Figueiredo no peso-mosca do UFC

Depois de chegar ao peso-mosca do UFC em 2017, em uma divisão que convivia constantemente com o risco de ser extinta, Deiveson Figueiredo se tornou peça fundamental para o crescimento e manutenção da categoria no principal evento de MMA do mundo. Com um estilo empolgante de lutar e grandes vitórias, o ‘Deus da Guerra’ chegou ao cinturão até 57 kg do Ultimate em 2020 e parecia que o manteria enquanto conseguisse sobreviver ao desgastante corte de peso, o qual já dava sinais de ser talvez seu grande adversário na manutenção do reinado.

Após sua primeira defesa bem-sucedida, contra Alex Perez, Deiveson encontrou o lutador que viria a ser seu maior rival da carreira pela frente: Brandon Moreno. Contra o mexicano, o paraense disputou quatro lutas seguidas, com um empate, uma vitória e duas derrotas, a última delas, no UFC Rio, em janeiro, responsável por encerrar seu reinado no peso-mosca e dar início às especulações sobre sua possível subida para os galos.

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025