Uma das estrelas escaladas para o UFC 296, que acontece neste sábado (16), em Las Vegas (EUA), Colby Covington desafia o campeão Leon Edwards, em mais uma tentativa de conquistar o cinturão linear dos meio-médios (77 kg) da organização – sua terceira na carreira. Mas, apesar de nunca ter alcançado o topo da categoria até 77 kg do Ultimate, ‘Chaos’, como é conhecido, não parece nutrir muito respeito por seus colegas de divisão, com apenas uma exceção, aparentemente.
Em um vídeo promocional produzido e compartilhado no ‘Youtube’ pelo próprio UFC (veja abaixo), Colby analisou nome por nome seus rivais de divisão que compõem o ranking meio-médio da liga. Conhecido por seu estilo ‘falastrão’, Covington fez questão de disparar um ataque verbal em massa contra quase todos os atletas do top 15 da categoria – incluindo provocações, deboches e questionamentos sobre as qualidades dos lutadores – e o único ‘poupado’ foi o brasileiro Gilbert ‘Durinho’ Burns.
“Dilbert Burns, ele é um peso-leve. Ele é um transplante peso-leve. Não deveria estar no meio-médio, muito pequeno. Não é duro o suficiente. Bom homem de família, no entanto. Eu respeito o cara por ser um bom homem de família e por ser de Bocca (Raton). Ele é outro cara da Flórida como eu, então eu não tenho nada de ruim para dizer sobre ele”, declarou Covington, sem deixar de cutucar o atleta de Niterói (RJ), quarto colocado no ranking até 77 kg do Ultimate.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.