Siga-nos
Ex-campeão do UFC, Daniel Cormier integra o Hall da Fama da organização e atua como comentarista
Cormier aprovou a luta entre Grasso e Valentina, mas não o resultado da revanche imediata no UFC - Matt Davies/PxImages

UFC

Cormier discorda de empate entre Grasso e Valentina no UFC: “Não foi 10-8”

Assim como parte da comunidade do MMA, Daniel Cormier discordou do resultado da luta principal do Noche UFC. No evento realizado no último sábado (16), em Las Vegas (EUA), Alexa Grasso e Valentina Shevchenko empataram e, assim, a mexicana permaneceu com o cinturão do peso-mosca (57 kg). Estranhando a pontuação do combate, ‘DC’ lamentou a visão de Mike Bell, um dos três juízes laterais responsáveis por analisá-lo, sobre o quinto e último round.

Vale destacar que o profissional foi o responsável por definir o empate, uma vez que Sal D’Amato marcou 48-47 para Valentina e Junichiro Kamijo deu a mesma pontuação a favor de Grasso (veja abaixo ou clique aqui). A razão disso foi porque Bell classificou como 10-8 a superioridade da mexicana sobre ‘Bullet’ no quinto round, mas, de acordo com parte dos fãs e profissionais de MMA, ela não foi dominante o suficiente para ser premiada com a vantagem.

Sendo assim, ao participar da transmissão da ‘ESPN’ americana, Cormier, sem titubear, sinalizou que o juiz lateral errou em sua análise de luta e lamentou, pois, em seu entendimento, acabou prejudicando Valentina. Segundo o comentarista, Grasso, de fato, foi melhor do que a rival no último round, mas, como chegou a estar em desvantagem em parte dele, não fez o bastante para receber um 10-8 de Bell.

Isso não foi um 10-8. É simplesmente estranho. A luta se desenvolveu como esperávamos. Segundo round para Grasso e pensei que ela tivesse vencido o quarto, mas se você não marcar assim, você tem Valentina como campeã. É uma pena, porque essa luta merecia uma vencedora. Essas colocaram tudo em risco e lutaram lindamente”, declarou o ex-campeão do UFC, antes de continuar.

Não entendo onde ele viu 10-8. Estou tentando não ser muito duro com o cara. Eles querem que você seja mais liberal com os 10-8, sabemos disso agora. Mas quando isso literalmente transforma uma luta em empate, é quase como se você estivesse salvando o resultado. Achei que Grasso venceu o quinto round, mas foi apenas um minuto e meio desse tipo de controle”, concluiu.

Trilogia na sequência?

Com o polêmico desfecho da revanche imediata entre Alexa Grasso e Valentina Shevchenko, uma terceira luta entre as tops do peso-mosca do UFC não pode ser descartada. De todo modo, a maior organização de MMA do mundo estuda o que fazer na categoria, tendo em vista que Erin Blanchfield e Manon Fiorot estão próximas de disputar o título contra a campeã.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC