Realizado neste sábado (16), em Las Vegas (EUA), o Noche UFC – evento promovido em homenagem à celebração da Independência do México – terminou de forma satisfatória para os torcedores mexicanos. Na luta principal da edição especial, a campeã peso-mosca (57 kg) Alexa Grasso defendeu com sucesso seu cinturão diante da antiga soberana da divisão Valentina Shevchenko.
A sequência do reinado da mexicana foi sacramentada na decisão dos juízes. Depois de cinco equilibrados e intensos rounds, as papeletas dos jurados apontaram um empate de forma dividida na pontuação da revanche entre as atletas, resultado que garantiu a permanência de Alexa Grasso como campeã peso-mosca do UFC.
Responsáveis pela pontuação da luta, os três juízes laterais tiveram opiniões diferentes. Sal D’Amato viu vitória de Valentina Shevchenko (48 a 47), enquanto Junichiro Kamijo pontuou o combate favoravelmente à Alexa Grasso (48 a 47). O fiel da balança foi Mike Bell, que marcou 10 a 8 para a mexicana no último round e, com isso, apontou empate na disputa, definindo o resultado final do embate.
Com o resultado, Alexa Grasso faz sua primeira defesa de título na categoria e se mantém como única mexicana campeã do UFC. Já Valentina Shevchenko perde a chance de vingar a derrota na primeira luta para a rival e de retomar o cinturão que esteve sob seu domínio entre dezembro de 2018 e março de 2023.
A luta
O primeiro round mostrou que Valentina Shevchenko fez o dever de casa antes da revanche. Mais rápida e com muita pressão nos golpes, a quirguistanesa evitou as principais armas da mexicana e levou a melhor na trocação. A desafiante também teve bons momentos na luta agarrada no final do período, quando derrubou Grasso e chegou a montar, antes da campeã se defender e levantar.
A campeã se recuperou no segundo round e levou a desafiante à lona com um potente direto de encontro. Rapidamente, Valentina buscou a luta agarrada e levou a luta para o chão, onde Grasso conseguiu se defender bem.
Sem perder muito tempo, Valentina buscou a queda logo no início do terceiro assalto. Depois da mexicana ter tentado se levantar, Shevchenko encaixou uma guilhotina na montada, que foi bravamente defendida pela campeã. Apesar disso, a quirguistanesa chegou às costas da lutadora latina, que novamente soube se defender de forma bem-sucedida.
O equilíbrio tomou conta da disputa no quarto round. As duas lutadoras tiveram bons momentos em pé e conseguiram uma queda. Shevchenko conseguiu abrir um corte com uma cotovelada na curta distância.
O 5° round parecia caminhar tranquilo para Valentina, mas uma tentativa de queda equivocada da quirguistanesa colocou a mexicana nas suas costas, onde a mesma venceu na primeira luta. Desta vez, no entanto, Shevchenko conseguiu se defender até o soar da buzina.
Confira os resultados do Noche UFC:
Alexa Grasso vs Valentina Shevchenko terminou em empate na decisão dividida dos juízes;
Jack Della Maddalena venceu Kevin Holland por decisão dividida dos juízes;
Raul Rosas Jr. venceu Terrence Mitchell por nocaute técnico;
Daniel Zellhuber venceu Christos Giagos por finalização;
Kyle Nelson venceu Fernando Padillo por decisão unânime dos juízes;
Lupita Godinez venceu Elise Reed por finalização;
Roman Kopylov venceu Josh Fremd por nocaute;
Edgar Chairez vs Daniel Miojo terminou em ‘no contest’ (sem resultado);
Tracy Cortez venceu Jasmine Jasudavicius por decisão unânime dos juízes;
Charlie Campbell venceu Alex Reyes por nocaute técnico;
Josefine Lindgren Knutsson venceu Marnic Mann por decisão unânime dos juízes.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.